Internacional

França confirma terceiro caso de coronavírus

Ministra de Saúde acredita que o país é o primeiro a ter casos detetados na Europa dado ter desenvolvido rapidamente um teste eficaz para diagnosticar a doença

França confirma terceiro caso de coronavírus

Mafalda Ganhão

Jornalista

Um terceiro caso de contaminação pelo coronavírus causador de uma epidemia na China foi confirmados em França, anunciou ao fim do dia a ministra da Saúde Agnès Buzyn. Neste momento estão internados dois pacientes em Paris e um em Bordéus.

"Estamos a tentar perceber os passos dados por estes doentes, para entrar em contacto com as pessoas com quem contactaram e com quem estiveram", disse a ministra, que explicou que o período de incubação terá rondado "sete dias”. Mais precisamente, “ entre dois e doze dias".

Agnès Buzyn atribui à capacidade francesa de detetar o vírus o facto de o país apresentar os primeiros casos confirmados da doença."Provavelmente porque desenvolvemos um teste muito rapidamente e somos capazes de identificar” o vírus, afirmou, citada pelo “Le Monde”

A ministra sublinhou que uma epidemia tem de ser tratada “como um incêndio”, localizando rapidamente a fonte, para que seja circunscrita “o mais rápido possível".

O paciente de Bordéus é um francês de 48 anos de origem chinesa, atualmente isolado no Hospital Universitário de Bordeau, avança o “Le Monde”. O internamento foi efetuado depois de o homem se ter queixado com sintomas como febre e tosse, tendo referido que regressara recentemente de uma viagem com passagem pela província de Wuhan.

Agnes Buzyn adiantaou que a outra pessoa hospitalizada é uma mulher e que está a ser acompanhada em Paris. Esta doente também viajou para a China.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MGanhao@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate