Juiz ordenou libertação imediata. Lula da Silva já saiu da prisão

Depois de estar detido durante 580 dias, o antigo Presidente do Brasil foi libertado nesta sexta-feira, na sequência de uma decisão nesse sentido emitida pelo Supremo Tribunal Federal
Depois de estar detido durante 580 dias, o antigo Presidente do Brasil foi libertado nesta sexta-feira, na sequência de uma decisão nesse sentido emitida pelo Supremo Tribunal Federal
Lula da Silva abandonou esta sexta-feira a prisão, depois de um juiz ter ordenado hoje a sua libertação imediata. O ex-presidente saiu da prisão de Curitiba, onde estava detido há 19 meses. A decisão do juiz federal Danilo Pereira Junior aconteceu um dia depois de o Supremo Tribunal Federal ter barrado a continuação da detenção.
Assim, com seis votos favoráveis e cinco contra, o tribunal alterou uma decisão de 2016, decretando que ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado (ou seja, quando já terminaram todas as hipóteses de recurso), considerando que a execução provisória - que era o que acontecia até agora com Lula - viola o princípio da presunção de inocência.
A decisão poderá beneficiar cerca de cinco mil presos, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça. Após esta decisão, o tempo que os presos já cumpriram ser-lhes-á descontado ao período total da pena no caso de eles terem de voltar ao regime fechado após o esgotamento de todos os recursos.
Em setembro, Lula já tinha cumprido um sexto da pena imposta pelo Superior Tribunal de Justiça no caso do triplex. A pena foi reduzida neste tribunal para oito anos, 10 meses e 20 dias de prisão. O antigo Presidente também foi condenado em primeira instância a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia. Mas esta condenação foi anulada porque a defesa apresentou as suas considerações finais na mesma altura que os delatores.
Desde que se entregou à polícia em abril do ano passado, o antigo Presidente brasileiro Lula da Silva conheceu vários reveses, incluindo ver-se impedido de concorrer às eleições presidenciais e perder um irmão e um neto.
[Notícia atualizada às 20h48 com a informação sobre a saída da prisão de Lula da Silva]
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt