Extinction Rebellion pode agora processar a polícia britânica
A lei aplicada para proibir as manifestações do movimento Extinction Rebellion em Londres era ilegal, declara Tribunal britânico
A lei aplicada para proibir as manifestações do movimento Extinction Rebellion em Londres era ilegal, declara Tribunal britânico
Jornalista de Internacional
Centenas de manifestantes do movimento Extinction Rebellion podem processar a polícia depois de um tribunal britânico ter considerado ilegal a ordem que bania os protestos na cidade de Londres nas passadas semanas.
Num comunicado tornado público na manhã desta quarta-feira, os juízes consideraram ilegal a secção 14 da ordem imposta durante o "levantamento de outuno" no mês de outubro. Durante o tempo em que a proibição vigorou foram presas centenas de manifestantes.
"Ajuntamentos separados tanto no tempo como por muitos quilómetros, mesmo que coordenados por um corpo central, não são ajuntamento público no sentido apresentado pela lei", declarou um juíz.
No entanto, escreve o diário britânico "The Guardian", os juízes sublinharam existirem poderes na lei que podem vir a ser usados legalmente para "controlar futuros protestos que sejam deliberadamente desenhados para 'levar as forças policiais a um ponto de rutura'".
"É uma vitória histórica porque pela primeira vez desafiámos o abuso de poder da polícia e ganhámos. É ótimo", declarou a Baronesa Jenny Jones, uma entre os sete "proeminentes apoiantes" dos Extinction Rebellion que apresentaram o caso.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CPeres@expresso.impresa.pt