O novo líder do Daesh tem a Al-Qaeda no currículo

Abdullah Qardash é iraquiano, serviu as forças de Saddam Hussein e foi companheiro de prisão de Abu Bakr al-Baghdadi, o anterior líder do Daesh eliminado pelas tropas norte-americanas
Abdullah Qardash é iraquiano, serviu as forças de Saddam Hussein e foi companheiro de prisão de Abu Bakr al-Baghdadi, o anterior líder do Daesh eliminado pelas tropas norte-americanas
Jornalista
Chama-se Abdullah Qardash, é iraquiano e será atualmente o número um do Daesh, organização terrorista que era liderada por Abu Bakr al-Baghdadi, que se fez explodir quando foi cercado pelas tropas norte-americana, a 26 de outubro em Barisha, na Síria.
O nome foi avançado pela "Newsweek" que revela que Qardash é também conhecido como "O Professor" ou "O Destruidor" entre o grupo jiadista que tem perdido território na Síria e no Iraque. Os epítetos deve-se respetivamente ao facto de espalhar a doutrina radical entre os jiadistas e por ser considerado um operacional autoritário e implacável com quem não partilha os ideais do grupo terrorista.
Ainda assim, a revista salienta que existem ainda outros dois homens que podem ser indicados para comandar o grupo terrorista: um é tunisino, o outro um saudita.
Qardash terá sido nomeado por Baghdadi, em agosto, como o responsável pelos assuntos muçulmanos, controlando desde então o topo da organização. De acordo com a "Newsweek", sabe-se muito pouco sobre este iraquiano que serviu no exército de Saddam Hussein.
Em 2003 foi preso pelos EUA por suspeitas de fazer parte da organização terrorista Al-Qaeda e esteve detido em Camp Bucca (Basra), no mesmo campo de detenção de Baghdadi. Nessa altura, os dois homens tornaram-se amigos inseparáveis.
Abdullah Qardash foi responsável religioso da Al-Qaeda antes de se ter juntado ao autodenominado Estado Islâmico.
Pesquisas em fontes abertas revelam que Qardash é de Tal Afar, no Iraque. E terá estudado Ciências Islâmicas em Mossul.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: HFranco@expresso.impresa.pt