Internacional

Brexit. 27 aceitam novo adiamento mas só decidem duração na próxima semana

Brexit. 27 aceitam novo adiamento mas só decidem duração na próxima semana
Sean Gallup/Getty Images

Não saiu qualquer decisão final do encontro desta manhã mas, segundo fonte europeia, "o encontro foi construtivo". Os embaixadores deverão reunir-se "segunda ou terça-feira para finalizar um acordo", acrescenta a mesma fonte

Brexit. 27 aceitam novo adiamento mas só decidem duração na próxima semana

Susana Frexes

Correspondente em Bruxelas

Os embaixadores dos 27 em Bruxelas estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira para discutir o pedido do Reino Unido de novo adiamento do Brexit. Segundo fonte europeia, "o encontro foi construtivo", tendo havido "acordo total sobre a necessidade de uma extensão" e "de uma decisão unânime e consensual" dos restantes 27 Estados-membros.

No entanto, ainda não saiu qualquer decisão final do encontro desta manhã, sendo a mesma empurrada para o início da próxima semana. Falta decidir a duração da extensão. Muitos países são favoráveis a conceder até ao final de janeiro, como pediram os britânicos, mas os franceses têm pressionado para uma extensão menor. Os embaixadores deverão reunir-se "segunda ou terça-feira, para finalizar um acordo", acrescenta a mesma fonte. Os trabalhos irão continuar durante o fim de semana. A UE fica assim à espera e a pressionar uma decisão na Câmara dos Comuns sobre a realização ou não de eleições gerais no Reino Unido. Uma ida às urnas poderá determinar de vez que o prazo concedido seja o mais longo.

Em reação aos trabalhos desta manhã, a Comissão Europeia falou num princípio de acordo de extensão e disse que as conversações iriam continuar nos próximos dias.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, não vê necessidade de convocar uma cimeira especial para debater o assunto. E há já um entendimento para que a decisão seja tomada por procedimento escrito.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tem reiterado que foi o Parlamento, e não o Governo, a solicitar um adiamento de três meses, até 31 de janeiro de 2020, e informou os líderes europeus de que ainda tenciona consumar o Brexit no prazo atual, ou seja, até ao último dia deste mês.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate