Internacional

Jane Fonda detida em protesto para exigir ações contra as alterações climáticas

Jane Fonda detida em protesto para exigir ações contra as alterações climáticas
GETTY IMAGES

A estrela, de 81 anos, que é conhecida pelo seu ativismo político, estava a subir as escadas do Congresso com um cartaz nas mãos no momento da detenção

A atriz norte-americana Jane Fonda foi detida esta sexta-feira durante uma manifestação pelo clima em Washington. A estrela, de 81 anos, que é conhecida pelo seu ativismo político, estava a subir as escadas do Congresso com um cartaz nas mãos no momento da detenção.

Vários vídeos divulgados nas redes sociais mostram Jane Fonda a ser algemada e levada por um agente da polícia do local. Outras 15 pessoas foram também detidas durante o protesto organizado pelo grupo Oil Change International, que tem na agenda várias ações durante as próximas sextas-feiras.

Esta não é a primeira vez que a atriz norte-americana é detida durante manifestações: ao longo da década de 1960, Jane Fonda foi presa por diversas vezes na sequência de protestos contra a Guerra do Vietname. E a detenção desta sexta-feira não foi propriamente uma surpresa, uma vez que já tinha anunciado que iria participar nesta manifestação e noutras organizadas pelo mesmo movimento.

“Estarei no Capitólio todas as sextas-feiras, chova ou faça sol, inspirada e encorajada pelo incrível movimento que a nossa juventude criou. Não posso mais apoiar e deixar que os nossos políticos eleitos ignorem ou mesmo agravem – dando mais poder – às indústrias que estão a destruir o nosso planeta pelos lucros”, escreveu Jane Fonda num post no seu site.

Recentemente, a atriz explicou também que se mudara para Washington D.C justamente para estar no centro dos protestos pelo clima.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate