Exclusivo

Internacional

A cabeça de Boris

A cabeça de Boris
Ben Pruchnie/Getty Images

No labirinto do ‘Brexit’, o guru Dominic Cummings é o ‘cérebro’ do primeiro-ministro, Boris Johnson. Um cão de fila, implacável, chamado para levar até ao fim o ‘Brexit’ iniciado em 2016 e garantir a vitória nas próximas eleições

A cabeça de Boris

Paulo Anunciação

Correspondente em Londres

No dia 24 de julho, depois do almoço, Boris Johnson entrou pela primeira vez no número 10 de Downing Street na qualidade de primeiro-ministro britânico. Johnson acabara de ser nomeado oficialmente pela rainha Isabel II numa reunião no Palácio de Buckingham, que a monarca, experiente, despachou em poucos minutos (Boris, de 55 anos, é o 14º chefe de Governo nomeado pela rainha Isabel). Nesse dia de calor, as câmaras e microfones das agências concentraram-se naturalmente no discurso que o novo primeiro-ministro fez à porta do número 10. As objetivas também descobriram Carrie Symonds, a mais recente namorada do primeiro-ministro. Sorridente, com enorme cabeleira loura, ela acompanhou o discurso de pé, na rua, ao lado de uma mão-cheia de assessores e de funcionários do partido (segundo a revista “Hello!”, Carrie, de 31 anos, vestia “um adorável vestido de verão da Ghost, de 120 libras”; aparentemente ela está a “lidar bem” com “a pressão de ser a primeira namorada a partilhar alguma vez a residência oficial de um primeiro-ministro britânico”).

As reportagens desse dia incluíram, ainda, um número reduzido de fotografias tiradas no salão de entrada do número 10. Nessas fotos, vê-se o novo primeiro-ministro a receber as boas-vindas dos empregados da casa e a cumprimentar Mark Sedwill, o chefe da administração central. Num canto dessas fotografias, encolhido numa esquina da sala, longe de toda a gente, vê-se igualmente um homem de pouco cabelo, de t-shirt cinza desarrumada sobre as calças de ganga escura. Esse homem é Dominic Cummings. Ele é, provavelmente, o segundo homem mais poderoso do país.

No referendo de junho de 2016, Cummings foi o cérebro da Vote Leave, a campanha a favor do ‘Brexit’. Agora, ele é, oficialmente, um “conselheiro especial” do primeiro-ministro — na verdade, um verdadeiro Rasputin com poder imenso, escondido por detrás das cortinas e do trono. Cummings passa os dias e as noites em Downing Street. Ele está lá para ajudar Boris Johnson a conquistar uma maioria nas próximas eleições e a resolver de uma forma rápida, eficaz — e brutal, se necessário — a questão do ‘Brexit’.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate