O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse este domingo que concorrerá à reeleição no próximo ano com Mike Pence como vice-presidente.
“Estou muito feliz com o Mike Pence”, afirmou aos jornalistas, antes de embarcar no avião presidencial Air Force One, em New Jersey. “Penso que o Mike Pence tem sido um excelente vice-presidente. Muita gente, especialmente se considerarmos os evangélicos e tantos outros, tem verdadeiramente um grande respeito pelo nosso vice-presidente. E eu também. E penso que a maioria das pessoas”, acrescentou.
Questionado sobre os nomes de candidatos avançados para substituir Pence no cargo, Trump insistiu que se trata de uma prática habitual. “Muitos sugeriram vários outros nomes. Isso é, a propósito, um procedimento-padrão”, disse. E recordou o que fez o seu antecessor com Joe Biden, então vice-presidente e atual pré-candidato à nomeação democrata. “Todos achavam que o Presidente Obama iria mudar Biden no segundo mandato mas ele não o fez. Eu estou muito feliz com o Mike Pence”, reiterou. Quanto aos nomes sugeridos, Trump limitou-se a dizer, rindo: “A dado momento, direi quem foram.”
Um anúncio sem surpresas
No final do ano passado, questionado sobre se manteria o seu vice-presidente na candidatura à reeleição, Trump dirigiu-se diretamente a Pence, convidando-o. O vice-presidente acenou com a cabeça, como que aceitando o convite.
Trump lançou oficialmente a sua campanha à reeleição em Orlando, no estado da Florida, em meados de julho, não se prevendo quaisquer entraves à sua confirmação como o candidato do Partido Republicano.
Do lado democrata, é Biden o mais bem posicionado entre as mais de duas dezenas de candidatos à nomeação. Após duas rondas de debates dos pré-candidatos democratas, em junho e julho, os próximos realizam-se a 12 e 13 de setembro em Houston, no Texas.
As eleições presidenciais estão marcadas para 3 de novembro de 2020.
Trump não se compromete com Pence a Presidente
Apesar de se mostrar “muito feliz” com o seu vice-presidente, Trump não se compromete a apoiar Pence numa eventual candidatura presidencial em 2024. Desafiado a pronunciar-se sobre o assunto pela Fox News em junho, o Presidente respondeu: “Não me pode colocar nessa posição”.
Trump explicou que teria de avaliar as candidaturas no campo republicano antes de se poder pronunciar sobre a sua preferência. No entanto, reconheceu que “consideraria fortemente” um apoio a Pence.
Mike Pence nunca manifestou publicamente a intenção de ser candidato presidencial em 2024, mas essa possibilidade tem sido frequentemente admitida por figuras destacadas do Partido Republicano.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hgomes@expresso.impresa.pt