O aviso do negociador-chefe da UE: as condições de Boris para renegociar o Brexit são inaceitáveis
Michel Barnier diz ainda que Boris Johnson fez um discurso "bastante combativo" na estreia como chefe de Governo do Reino Unido
Michel Barnier diz ainda que Boris Johnson fez um discurso "bastante combativo" na estreia como chefe de Governo do Reino Unido
Jornalista da secção Internacional
Os termos nos quais Boris Johnson se disponibiliza para negociar com a UE um novo acordo são “inaceitáveis”, escreve Michel Barnier, responsável pelas negociações do Brexit por parte da UE, num email enviado aos governos de cada Estado-membro.
No seu primeiro discurso como primeiro-ministro, Boris disse que a eliminação total do ‘travão’ que a UE quer impor entre a Irlanda do Norte e República da Irlanda é condição essencial para que se retomem as negociações, pressuposto que Barnier considera “inaceitável”.
A carta, divulgada pelo “Financial Times”, mostra, porém, que o negociador da UE está disponível para conversar. “Apesar de ter dito que apenas aceita negociar com a UE segundo aquele pressuposto, estamos dispostos a trabalhar de forma construtiva, dentro do nosso mandato”. A UE “vai analisar qualquer ideia do Reino Unido sobre o acordo de saída e continuamos, obviamente, disponíveis para reformular a declaração política”, acrescenta.
No fim da carta, Barnie classifica o discurso de Boris Johnson como “bastante combativo” e diz que os países da Europa têm de se preparar para um cenário em que Boris Johnson dê “prioridade a um não-acordo”, em parte para “colocar pressão sobre a unidade dos restantes 27”.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: afranca@impresa.pt