Internacional

Boris Johnson e Trump: três encontros em 100 dias

Boris Johnson e Trump: três encontros em 100 dias
Ben Pruchnie/Getty Images

Têm uma relação dita “especial” e tudo aponta para que se torne ainda mais especial. Até à data em que Boris Johnson quer o Reino Unido fora da União Europeia, ele e Trump vão encontrar-se três vezes, uma delas já no próximo mês

Donald Trump e o recém-eleito primeiro-ministro britânico Boris Johnson têm uma relação que muitos têm descrito como “especial” e tudo indica que esta irá consolidar-se nos próximos meses. Estão marcados três encontros entre os dois nos próximos 100 dias, até à data em que Johnson quer o Reino Unido fora da União Europeia.

O primeiro encontro será já no próximo mês, adiantou o jornal britânico “The Telegraph”, embora não se saiba em que dia e local em concreto. Depois disso, vão encontrar-se durante a cimeira do G7 em Biarritz, França (que decorre de 24 a 26 de agosto) e na Assembleia Geral da ONU marcada para setembro (17 a 30 desse mês), em Nova Iorque.

Menos de meia hora depois de ter sido anunciada a vitória de Boris Johnson, antigo “mayor” de Londres e ministro dos Negócios Estrangeiros, nas eleições do Partido Conservador para a escolha do novo primeiro-ministro, Donald Trump deu-lhe os parabéns no Twitter e mostrou-se otimista. “Ele será espetacular!”. Mais tarde, num comício, referiu-se a Johnson como um “homem realmente bom e duro”. “Chamam-lhe o Trump do Reino Unido. E é o que o Reino Unido precisa. Ele conseguirá fazê-lo”, afirmou, referindo-se ao Brexit. Também elogiou Nigel Farage, dizendo que ambos vão trabalhar juntos. Também a filha de Trump, Ivanka, deu os parabéns a Boris Johnson.

Já Farage apelou ao novo primeiro-ministro para convocar eleições gerais e fazer um acordo com o seu partido, o Partido Brexit, um plano que, segundo ele, Trump apoia. “O Presidente norte-americano acredita que uma aliança Johnson-Farage seria imparável e possibilitaria ao primeiro-ministro atingir os seus objetivos para o Brexit”, afirmou Farage em entrevista ao “The Times”.

O novo líder do partido Conservador britânico vai ser indigitado primeiro-ministro britânico esta quarta-feira à tarde e deverá anunciar os nomes de algumas das figuras que vão ocupar os cargos de topo no seu Governo. No número 10 de Downing Street, onde discursa pelas 17h, Boris Johnson deverá começar a revelar a composição do elenco governativo, incluindo os ministros das Finanças e do Interior.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate