Internacional

Aquele que se acredita ser líder do Daesh surge em novo vídeo

Imagem do vídeo divulgado pelo Daesh
Imagem do vídeo divulgado pelo Daesh
AL FURQAN ISIS MEDIA WING HANDOU/ EPA

A confirmar-se que é realmente Abu Bakr al-Baghdadi, será a primeira vez que o líder do grupo radical islâmico aparece num vídeo em muitos anos

Abu Bakr al-Baghdadi aparecia a pregar e a divulgar a ideologia radical nos primeiros vídeos de propaganda do Daesh. Com o passar do tempo e com o crescimento do grupo, aquele que é conhecido como o líder do Daesh deixou de aparecer. Agora, no mais recente vídeo, surge um homem que diz ser al-Baghdadi.

Ao longo de 18 minutos, segundo o jornal norte-americano “The New York Times”, o suposto líder admite as recentes derrotas nos territórios da Síria e Iraque, no entanto, assegura que a luta contra o ocidente está longe de ter acabado. Celebra ainda os ataques de há uma semana no Sri Lanka e jura vingança pela derrota em Baghuz, o último território do Daesh na Síria, que recentemente foi recuperado pelas forças apoiadas pelos EUA.

“Sinceramente, a batalha do Islão e as pessoas com a cruzada é uma longa batalha, e a Batalha de Baghuz terminou e mostrou a brutalidade e selvajaria da nação da cruz contra a nação do Islão. Ao mesmo tempo, mostrou e manifestou a coragem, força e persistência da nação do Islão”, disse nas imagens publicadas pelo Daesh e difundida pelo SITE Intelligence Group, uma organização norte-americana que monitorização grupos jiadistas.

Ao longo do vídeo, al-Baghdadi senta-se no chão numa sala com uma arma e um grupo de combatentes não identificados. De acordo com a SITE esta será a primeira vez que o líder surge num vídeo desde julho de 2014. Nessa altura, al-Baghdadi aparecia a dar um sermão em Mossul, no Iraque.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate