Zachary Baumel de volta a casa. Corpo de soldado desaparecido há 37 anos no Líbano regressa a Israel
O sargento de primeira classe era um dos três soldados ainda dados como desaparecidos em combate desde a Batalha de Sultan Yacoub. A operação de repatriamento dos seus restos mortais terá envolvido a Rússia. Ainda há dois soldados israelitas por localizar na sequência da batalha travada entre forças israelitas e sírias no início de junho de 1982
Benjamin Netanyahu discursa sobre chegada dos restos mortais de Zachary Baumel a Israel
MENAHEM KAHANA/AFP/Getty Images
As Forças de Defesa de Israel anunciaram esta quarta-feira ter recuperado os restos mortais de um soldado israelita desaparecido desde a guerra de 1982 no Líbano. O corpo do sargento de primeira classe Zachary Baumel, um comandante de tanques nascido nos EUA, regressou a Israel há alguns dias a bordo de um avião da companhia aérea El Al.
Baumel era um dos três soldados ainda dados como desaparecidos em combate desde a Batalha de Sultan Yacoub. Os seus restos mortais foram repatriados através de um terceiro país após uma operação dos serviços de informação israelitas. As forças armadas não adiantaram mais pormenores mas o canal de televisão Reshet 13 noticiou que a operação envolveu a Rússia.
Em setembro do ano passado, o porta-voz do Ministério russo da Defesa, o major-general Igor Konashenkov, revelou que Israel tinha pedido ajuda na localização dos “restos mortais de soldados israelitas em coordenadas específicas na Síria”. A Rússia está a apoiar as forças leais ao regime sírio na guerra civil no país. A aldeia libanesa de Sultan Yacoub, onde decorreu a batalha há 37 anos, fica a cerca de sete quilómetros da fronteira com a Síria.
“Este é um dos momentos mais emotivos que vivi como primeiro-ministro”
“Hoje, estamos a acabar com a incerteza e a fechar um círculo”, disse o chefe do Governo israelita, Benjamin Netanyahu, num discurso televisivo. “Este é um dos momentos mais emotivos que vivi em todos os meus anos como primeiro-ministro. Esta operação é o resultado de enormes esforços diplomáticos sobre os quais falaremos um dia”, acrescentou.
Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel referiu que testes forenses poderão determinar se o sargento Baumel morreu em combate ou noutras circunstâncias.
Cinco soldados israelitas desapareceram na Batalha de Sultan Yacoub, travada entre forças israelitas e sírias, no início de junho de 1982 no Vale do Beca, no Líbano. Vários anos depois, dois dos soldados capturados foram devolvidos com vida numa troca de prisioneiros com a Síria e a Frente Popular para a Libertação da Palestina – Comando Geral.
Apesar dos esforços de Telavive para os localizar, os três restantes, incluindo Baumel, continuaram desaparecidos, havendo versões conflituantes sobre o seu paradeiro e as condições em que se encontrariam. No ano passado, o jornal “The Times of Israel” noticiou que os seus corpos estariam enterrados no campo de refugiados palestinianos de Yarmouk, a sul de Damasco, um campo que as tropas sírias tinham recuperado ao Daesh, meses antes.