Depois de o Presidente norte-americano ter ameaçado por várias vezes fechar a fronteira entre os EUA e o México, Donald Trump foi esta quinta-feira mais longe, fazendo um ultimato ao país liderado por Andrés López Obrador. O governante norte-americano dá um prazo de um ano para o México controlar o tráfico na fronteira. Caso contrário, garante que irá impor taxas aduaneiras e fechar a fronteira.
“Estamos a dar um aviso de um ano, e se o tráfico de droga não parar ou diminuir muito, vamos impor tarifas a produtos e carros do México... e podemos mesmo fechar a fronteira”, declarou Donald Trump citado pela CNN. “Eu não faço jogos”, insistiu.
De acordo com o Presidente dos EUA, a única medida com consequências “menos drásticas” do que o encerramento da fronteira será a imposição de taxas aduaneiras ao México. Apesar de reconhecer o esforço do país, Trump considera que o governo mexicano precisa de fazer mais a esse nível. “Serão um poderoso incentivo estas medidas até porque o México tem das mais fortes leis migratórias do mundo.”
Este anúncio surge depois de vários senadores terem alertado para as consequências económicas de um eventual encerramento da fronteira entre os EUA e o México.
O Presidente norte-americano anunciou, por sua vez, no domingo a suspensão da ajuda financeira à Guatemala, às Honduras e a El Salvador com vista a travar o fluxo migratório oriundo destes três países. Uma medida que, segundo vários analistas, pode ter o efeito contrário.
No passado dia 15 de março, Trump vetou a decisão do Senado de chumbar a declaração de emergência nacional na fronteira entre os EUA e o México. Segundo o conselheiro económico da Casa Branca, o governante vai propor mesmo no orçamento de 2020 o montante de 8,6 mil milhões de dólares (7,7 mil milhões de euros) para concretizar essa medida que foi prometida durante a campanha eleitoral.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lpcoelho@expresso.impresa.pt