Internacional

Bruxelas dá mais €6 milhões para ajuda humanitária à Líbia

A cidade de Benghaz, na costa da Líbia
A cidade de Benghaz, na costa da Líbia
Giles Clarke/ Getty Images

A verba destina-se a permitir o acesso a alimentos, água potável, serviços básicos de saúde e educação e será distribuída através de organizações no terreno

A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira a atribuição de uma verba de mais seis milhões de euros para reforçar a ajuda humanitária à Líbia, que já recebeu um total de 44,3 milhões de euros desde 2014.

Com os seis milhões de euros decididos esta quarta-feira e que vão ser disponibilizados à população, no período 2018-2019 foram já canalizados para a Líbia 15 milhões de euros.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia, a verba destina-se a permitir o acesso a alimentos, água potável, serviços básicos de saúde e educação e será distribuída através de organizações no terreno.

O executivo comunitário destaca que o sector da saúde está particularmente fragilizado pela falta de pessoal qualificado e de bens essenciais.

Além do programa de ajuda humanitária, a União Europeia está a desenvolver 23 projetos de apoio bilateral, no valor de 70 milhões de euros, para promover os sectores da governação, saúde, sociedade civil e desenvolvimento socioeconómico.

Outros 318 milhões de euros foram mobilizados para ajudar o país no Âmbito do Fundo Fiduciário de Emergência da UE para África para proteger migrantes, refugiados e deslocados na Líbia.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate