O Presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou esta segunda-feira estar disposto a esperar até depois das eleições presidenciais do próximo ano para o Congresso votar um novo plano nacional de saúde.
Os congressistas republicanos ainda não conseguiram elaborar uma proposta que substitua o Obamacare, apesar das promessas frequentes nos últimos anos.
Na semana passada, a declaração de Trump de que o Partido Republicano será “o partido dos cuidados de saúde” apanhou os congressistas do seu partido desprevenidos, refere a agência Reuters. Entretanto, o Departamento de Justiça apoiou uma ação judicial para eliminar o Obamacare, o programa do anterior Presidente que ajudou milhões de americanos a terem seguro de saúde.
“Um plano muito menos caro e muito mais útil do que o Obamacare”
Numa série de tweets sobre o assunto, Trump começou por dizer que “todos concordam que o Obamacare não funciona”. “Até os democratas querem substitui-lo mas com o Medicare para todos, o que faria com que 180 milhões de americanos perdessem o seu estimado seguro de saúde privado”, advertiu.
“Os republicanos estão a desenvolver um ótimo plano de cuidados de saúde [...] muito menos caro e muito mais útil do que o Obamacare. A votação terá lugar logo após as eleições [de 2020] quando os republicanos controlarem o Senado e recuperarem a Câmara dos Representantes”, escreveu ainda.
As declarações sugerem que Trump está disposto a debater o futuro do sistema de saúde dos EUA durante a campanha, em vez de tentar chegar a um acordo antes da disputa eleitoral, conclui a Reuters.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hgomes@expresso.impresa.pt