Internacional

Centenas de milhares de pessoas protestam contra o Brexit

Centenas de milhares de pessoas protestam contra o Brexit
Getty Images

As ruas de Londres estão repletas de manifestantes que exigem ter uma palavra a dizer sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. Chama-se "Put it to the people march" e quer atingir o histórico recorde de um milhão de pessoas na rua

São já centenas de milhares de pessoas que, de Park Lane ao Parlamento, exigem um novo referendo, que devolva ao povo o poder de decidir sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. Os números são avançados tanto pela BBC como pelo Guardian, que mostram imagens de uma multidão de manifestantes anti-Brexit.

Tom Watson, número dois do Partido Trabalhista, a primeira ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, e Michael Heseltine, que foi vice da ex-chefe do Governo britânico Margaret Thatcher são os oradores previstos, juntamente com Chuka Umunna, que abandonou os trabalhistas para formar o Grupo Independente.

A organização da marcha "Put it to the people" quer tornar a exigência do voto popular um facto político tão evidente que seja "impossível de ignorar". Defende que uma grande adesão nas ruas permite "oferecer ao Parlamento uma solução" para a crise em que se transformou a negociação do Brexit que "ameaça o nível de vida dos britânicos, a economia e o emprego".

O percurso de 2,5 quilómetros nas ruas de Londres será cumprido com apelos a um novo referendo, numa marcha que "será lembrada aos nossos filhos e netos", diz a organização que tem como meta reunir 1 milhão de manifestantes.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RLima@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate