Brexit. Mais perto da UE ou do precipício?

‘Brexit’ em união aduaneira com os 27 pode ser alternativa a mudar regras da fronteira irlandesa
‘Brexit’ em união aduaneira com os 27 pode ser alternativa a mudar regras da fronteira irlandesa
Editor da Secção Internacional
A duas semanas da próxima data crucial para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), a neve ocupa boa parte das autoridades britânicas. Por um lado, prognósticos de nevões e frio glacial exigem alertas e medidas de segurança. Por outro, vários deputados tiveram de cancelar férias para esquiar quando o Governo decidiu anular a pausa parlamentar marcada para 14 a 24 de fevereiro, difícil de compaginar com a urgência de resolver o ‘Brexit’.
Com a saída marcada para as 23h de 29 de março e quando só um acordo aprovado ou um pedido de adiamento ou revogação podem evitar que seja abrupta, a Câmara dos Comuns mandatou Theresa May para ir a Bruxelas tentar alterar o acordo de novembro, que os deputados rejeitaram em janeiro. Em causa está o backstop, a solução que impede nova fronteira física entre as Irlandas caso a UE e o Reino Unido não tenham um acordo comercial em vigor até final de 2020.
Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt