Os principais pontos do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia
O debate sobre o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) é retomado na quarta-feira no parlamento britânico, mas a aprovação na semana seguinte continua incerta
O debate sobre o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) é retomado na quarta-feira no parlamento britânico, mas a aprovação na semana seguinte continua incerta
Os deputados britânicos voltam a debater esta semana o acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia e a declaração política para as relações futuras de ambos. Previsto para os dias 9 e 10 de janeiro, o debate pode estender-se até sexta-feira dia 11. Já o "voto significativo" ao documento terá lugar na próxima semana, num dia ainda não determinado.
O adiamento desta votação, inicialmente prevista para 11 de dezembro, foi forçado pelo Governo na véspera devido ao risco de chumbo por uma "margem significativa", justificou na altura a primeira-ministra, Theresa May. Para tentar ultrapassar as objeções, sobretudo de deputados do partido Conservador e do Partido Democrata Unionista (DUP) da Irlanda do Norte, May comprometeu-se a obter "garantias legais e políticas" dos líderes europeus.
Deixamos aqui os principais pontos do acordo do Brexit e da declaração política para o futuro das relações entre o Reino Unido e a União Europeia.
Com 585 páginas e 185 artigos, o acordo estabelece os termos para que a saída do Reino Unido da UE se faça de forma ordenada e estabelece um quadro jurídico quando os Tratados e a legislação da UE deixarem de se aplicar ao Reino Unido:
Esta declaração política contém as orientações para a negociação de um futuro acordo comercial e a cooperação em vários setores:
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt