Internacional

Trump diz que não vai retirar tropas do Iraque em visita surpresa ao país

Trump diz que não vai retirar tropas do Iraque em visita surpresa ao país
SAUL LOEB/AFP/Getty Images

Donald Trump aterrou numa base aérea a oeste de Bagdade, numa viagem que não estava anunciada e que acontece após ter afirmado que estava a retirar as tropas norte-americanas da Síria. Esta é a primeira viagem de Donald Trump às tropas norte-americanas que estão em zonas problemáticas

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que não tem "nenhum plano" para retirar as tropas norte-americanas do Iraque, durante uma visita surpresa que está a efetuar ao país. Donald Trump aterrou numa base aérea a oeste de Bagdade, numa viagem que não estava anunciada e que acontece após ter afirmado que estava a retirar as tropas norte-americanas da Síria. Esta é a primeira viagem de Donald Trump às tropas norte-americanas que estão em zonas problemáticas.

O Presidente dos Estados Unidos afirmou que pretende levar os soldados que estão na Síria de regresso a casa e explicou que o Iraque pode ser usado como base para realizar ataques a militantes do grupo extremista Estado Islâmico (EI), caso seja necessário. "Em caso de necessidade, podemos atacar o EI tão rápido e com tanta força que eles nem vão perceber o que aconteceu", disse Trump aos jornalistas que o acompanham na visita.

A ordem para a retirada das tropas norte-americanas na Síria foi assinada no domingo, um processo que Donald Trump, quer "lento e altamente coordenado" com a Turquia, avançou o Pentágono. A decisão foi criticada por numerosos especialistas, que frisam que o EI continua a controlar uma série de aldeias ao longo do rio Eufrates, no leste da Síria, onde resiste há semanas a ataques sucessivos.

Alemanha, França e Reino Unido, aliados dos Estados Unidos, já tinham manifestado a sua preocupação com o anúncio da retirada.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate