Internacional

Crianças desaparecidas em caverna na Tailândia encontradas vivas

Crianças desaparecidas em caverna na Tailândia encontradas vivas
Linh Pham/ Getty Images

Depois de terem conseguido avançar alguns quilómetros dentro da gruta e desbloqueado algumas passagens, as equipas de resgate anunciaram ter encontrado os jogadores da equipa de futebol tailandesa que estavam desaparecidos há nove dias, assim como o seu treinador

Crianças desaparecidas em caverna na Tailândia encontradas vivas

Helena Bento

Jornalista

Nove dias depois de terem desaparecido numa caverna na Tailândia, as 12 crianças de uma equipa de futebol e o seu treinador foram encontrados vivos, informou o governador regional, Narongsak Osottanakorn, citado por vários meios de comunicação internacionais.

Os rapazes, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o seu técnico, de 25 anos, entraram na caverna Tham Luang Nang Non, no norte da Tailândia, no dia 23 de junho, depois de uma partida de futebol, e não regressaram.

As autoridades foram alertadas para o seu desaparecimento, mas as chuvas constantes que se registaram desde então dificultaram as operações de resgaste. A esperança, partilhada por muitos, era a de que o grupo tivesse encontrado um local seco dentro da caverna para se manter a salvo.

No domingo passado, as equipas de resgate, apoiadas por militares norte-americanos e mergulhadores britânicos (mais de 1000 pessoas, no total, participaram nas operações), anunciaram ter conseguido avançar alguns quilómetros dentro da gruta, com cerca de oito quilómetros de comprimento.

Já esta segunda-feira, conseguiram alcançar uma passagem estreita que os terá levado até às crianças. “Encontrámo-las e estão vivas”, afirmou o governador, salvaguardando, contudo, que as operações ainda não terminaram e que é necessário retirar os sobreviventes em segurança da gruta.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hrbento@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate