Polícia brasileira faz buscas na casa de Lula da Silva
O ex-presidente do Brasil é investigado no âmbito do processo anti-corrupção, conhecido como “Lava-Jato”. Lula da Silva será obrigado a prestar depoimento
O ex-presidente do Brasil é investigado no âmbito do processo anti-corrupção, conhecido como “Lava-Jato”. Lula da Silva será obrigado a prestar depoimento
Jornalista
A Polícia Federal brasileira está a levar a cabo esta manhã buscas ao prédio do ex-Presidente Luiz Inácio "Lula" da Silva e do seu filho, Fábio Luíz Lula da Silva, também conhecido como Lulinha. As buscas, aponta a "Folha de São Paulo", integram a 24ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Aletheia, que investiga desde março de 2014 um alegado esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
O ex-presidente foi levado de sua casa, na grande São Paulo, pelas autoridades, mas não será ouvido na cidade, diz o mesmo jornal. Lula é alvo de mandado de busca e apreensão e de condução coerciva (quando o investigado é obrigado a depor).
Recentemente, a Justiça brasileira tinha concedido habeaus corpus a Lula, a pedido dos seus advogados, para evitar que ele tivesse de depôr, mas a medida só se aplica em São Paulo e não noutras cidades como Curitiba, onde o juiz federal Sergio Moro assinou o despacho.
Os carros da Polícia Federal chegaram pelas 6h da manhã locais (9h30 em Lisboa) à sua casa, no bairro de São Bernardo. Quatro carros entraram na garagem do prédio e cerca de dez agentes ficaram cá fora. Esta manhã cerca de 200 agentes e 30 auditores da Receita Federal estão a cumprir, ao todo, 44 mandados judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coerciva no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia. Estão sob investigação crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados com a Petrobras.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt