Internacional

Advogado diz que Sean Penn mentiu no artigo sobre “El Chapo”

Advogado diz que Sean Penn mentiu no artigo sobre “El Chapo”
TOMAS BRAVO/REUTERS

O recém-recapturado narcotraficante mexicano é um homem inteligente e nunca faria declarações tão incriminatórias como aquelas que foram publicadas na revista “Rolling Stone”, afirma um dos seus advogados

Advogado diz que Sean Penn mentiu no artigo sobre “El Chapo”

Alexandre Costa

Jornalista

O ator norte americano Sean Penn mentiu quando escreveu que Joaquin “El Chapo” Guzman lhe disse que era o maior narcotraficante do mundo, afirmou Juan Pablo Badillo, um dos advogados que está a representar o recém recapturado lorde da droga mexicano, numa entrevista concedida na quarta-feira à agência Reuters.

O artigo em causa foi publicado na “Rolling Stone” no sábado, um dia depois de “El Chapo” ter sido recapturado. Seis meses antes, o narcotraficante efetuara uma espetacular fuga de uma prisão de alta segurança.

Sean Penn encontrou-se secretamente com “El Chapo” no meio da floresta, durante o período em que este se encontrou em fuga e esse contacto terá contribuído para que as autoridades o tenham conseguido encontrar.

O narcotraficante falou sobre os carregamentos de droga e das lavagens de dinheiro através de grandes empresas mexicanas e estrangeiras.

“É uma mentira, uma especulação absurda do sr. Penn”, afirmou agora Badillo, considerando que o ator norte americano deveria ser chamado para testemunhar.

“De certa forma, sim, complica (a sua defesa). O sr. Penn deveria ser chamado a testemunhar para responder sobre a estupidez que disse”, afirmou.

O advogado disse que, tendo em conta os anos de trabalho com “El Chapo”, tem a certeza que ele não faria declarações tão autoincriminatórias: “Ele não poderia ter feito essas declarações... O sr. Guzman é um homem muito sério e inteligente”. “Onde está a prova? Onde está o áudio?”, questionou.

No artigo da “Rolling Stone”, “El Chapo” era citado dizendo: “Eu forneço mais heroína, metaanfetaminas, cocaína e marijuana que qualquer outra pessoa no mundo. Eu tenho uma frota de submarinos, aviões, camiões e barcos”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACosta@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate