México inicia processo de extradição de “El Chapo” para os Estados Unidos
Um dos principais líderes de cartéis de tráfico de droga do mundo foi capturado novamente na sexta-feira em Sinaloa, no México. Os Estados Unidos pediram a sua extradição
Um dos principais líderes de cartéis de tráfico de droga do mundo foi capturado novamente na sexta-feira em Sinaloa, no México. Os Estados Unidos pediram a sua extradição
As autoridades mexicanas anunciaram este sábado o início do processo de extradição do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán para os Estados Unidos, após ter sido capturado na sexta-feira em Sinaloa, no México.
A Procuradoria-Geral da República do México explicou, num comunicado, que não há impedimento para concretizar a extradição emitida contra Guzmán, na sequência da fuga, a 11 de julho do ano passado, de uma prisão de segurança máxima no México.
As autoridades mexicanas tinham transferido na sexta-feira Joaquín "El Chapo" Guzmán de regresso à prisão de alta segurança de Altiplano, de onde tinha conseguido escapar por um túnel com 1,5 quilómetros ligado a uma casa situada fora do perímetro do estabelecimento prisional.
Considerado um dos principais líderes de cartéis de tráfico de droga do mundo, o seu cartel traficou milhares de milhões de euros em drogas para os Estados Unidos, que pede a sua extradição.
Em causa estão várias acusações, incluindo tráfico de cocaína e lavagem de dinheiro.
A cadeia de Altiplano, localizada a cerca de 90 quilómetros da capital, volta a ser o local de detenção de Joaquín Guzmán, que perpetrou duas fugas em 14 anos.
Uma das informações que levou à detenção do narcotraficante veio de diligências feitas pelo próprio para gravar um filme autobiográfico, tento contactado atores e produtores para concretizar o projeto.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt