O governo britânico decidiu promover a sua própria investigação sobre as emissões de poluentes em automóveis, executando novos testes laboratoriais aos motores em circulação - de diversos fabricantes - para comparar os resultados com os anunciados em estrada
Segundo o “The Guardian”, caberá à Agência de Certificação de Veículos, uma divisão do Departamento de Transportes, realizar os novos testes.
A medida decorre do escândalo envolvendo a Volkswagen, que admitiu ter falseado resultados em relação aos seus motores diesel no mercado norte-americano. Citado pelo mesmo jornal, o secretário de Transportes, Patrick McLoughlin, justificou a decisão pelo facto de o Governo “levar muito a sério as inaceitáveis ações inaceitáveis da VW”.
“A minha prioridade é proteger o interesse público”, acrescentou, para dizer que é importante perceber o que pode ser feito “para impedir que algo assim volte a acontecer”.
Outros países têm falado na necessidade de realizar novas análises. A Coreia do Sul, por exemplo, vai submeter os automóveis da Volkswagen a novos testes de emissões de poluentes, enquanto a União Europeia está a ser pressionada para realizar uma ampla investigação sobre esta matéria.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MGanhao@expresso.impresa.pt