A votação do segundo conjunto de medidas de austeridade para desbloquear as negociações do terceiro regate à Grécia acontece esta quarta-feira à noite. A presidente do Parlamento grego e deputada do Syriza, Zoe Konstantopoulou, já anunciou o sentido de voto.
A posição de Konstantopoulo não é propriamente surpreendente, já que na semana passada também votou “não“ na aprovação do primeiro pacote de medidas - que incluíam o aumento do IVA.
A responsável máxima da Assembleia helénica tem sido uma das mais duras críticas às condições para o mais recente resgate à Grécia. Foi ela que enunciou expressões como “genocídio social” e um “um dia muito negro para a democracia” para classificar a votação a favor das medidas de austeridade no passado dia 15.
Já esta quarta-feira à noite, com o governo renovado, o Parlamento grego vai mais uma vez a votos e tem de aprovar um novo conjunto de medidas, onde se inclui a atualização do Código de Processo Civil e a adoção das novas regras europeias referentes à resolução de bancos e à garantia de depósitos.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt