Internacional

Mulher de Varoufakis em Portugal para mostrar o seu trabalho

Ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, acompanhado pela sua mulher, Danae Stratou, na reabertura da emissora pública ERT, em Atenas
Ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, acompanhado pela sua mulher, Danae Stratou, na reabertura da emissora pública ERT, em Atenas
SIMELA PANTZARTZI / EPA

Danae Stratou é uma artista com expressão internacional e há quem diga que foi musa dos Pulp em "Common People"

Donae Stratou, mulher de Yanis Varoufakis, ministro das Finanças grego, estará esta quarta-feira pelas 15h em Vila Nova de Cerveira para participar na conferência internacional "A produção e musealização da obra de arte em formato digital". Ao seu lado estará a crítica de arte Fátima Lambert e a artista portuguesa Margarida Leão. Não se sabe se Varoufakis estará presente, visto que anda ocupado a tentar arranjar uma solução para a crise grega. 

A conferência - no Fórum Cultural de Cerveira - será em inglês e tem como tema geral "Arte Contemporânea e Museologia". Pretende aprofundar a musealização de obras virtuais em suportes digitais.  

Segundo as informações que a organização do evento prestou à Lusa, Donae Stratou desloca-se a Portugal para apresentar o seu trabalho, desenvolvido predominantemente em vídeo e focado na área de arte contemporânea de instalação. Na sua página de Facebook, a artista escreve que nas suas obras usa "vários meios de comunicação […], desde elementos naturais a tecnologias digitais como vídeo, fotografia, som, texto, componentes de arquitetura ou construções de metal", de forma a criar "ambientes e instalações audiovisuais táteis". 

Varoufakis chegou a colaborar nas obras de Stratou com textos da sua autoria. Há cinco anos, o casal fundou a plataforma global e interdisciplinar de arte "Vital Space". Não é a primeira vez que a artista grega representa o seu país além-fronteiras. Também foi Stratou que em 1999 marcou a posição grega na 48ª Bienal de Veneza, exposição internacional de arte. 

Donae Stratou tirou o curso no Colégio de Arte e Design S. Martin, em Londres, na década de 1980. Foi nesta altura que a mulher de Varoufakis terá servido de inspiração para a canção "Common People", dos britânicos Pulp - mas não há certezas.

O trabalho mais conhecido da artista é o "Desert Breath", um dos maiores projetos de "land art" do mundo, que cobre 100 mil metros quadrados do deserto de Saara, que Danae Stratou desenvolveu com dois outros artistas: a designer Alexandra Stratou e a arquiteta Stella Constantinides.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: shevstories@gmail.com

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate