O próximo patamar na tomada de decisões para as organizações
À velocidade que toda a informação é gerada e consumida atualmente, como conseguimos ter a certeza de que a nossa tomada de decisão é a mais acertada e a mais adequada?
À velocidade que toda a informação é gerada e consumida atualmente, como conseguimos ter a certeza de que a nossa tomada de decisão é a mais acertada e a mais adequada?
Nesta nova era de computação que vivemos, a resposta à questão passa, em larga medida, pela capacidade que cada organização tem de recolher analisar dados em tempo real e é aqui que, invariavelmente, entra a Inteligência Artificial e as suas mais-valias na criação de valor para as organizações. A definição de uma estratégia de gestão de informação deve considerar todas estas perspetivas de forma integrada, desde a engenharia de dados, aos repositórios de informação, análise de informação e, cada vez mais, a componente de data science e IA. É com este objetivo em mente que recentemente lançámos uma plataforma inovadora para gestão de informação - o Microsoft Fabric.
Apresentado no primeiro semestre deste ano, o Microsoft Fabric é uma plataforma unificada para análise de informação que fornece todos os serviços de engenharia de dados, integração de diversas fontes de informação, armazenamento e ciência de dados, análise em tempo real, observabilidade e business intelligence, tudo conectado a um único hub de dados chamado OneLake, com um modelo de segurança comum e tirando partido da inovação e escalabilidade da cloud.
É através desta plataforma que as organizações terão a possibilidade de integrar e unificar os seus dados num hub aberto e central, gerir modelos de IA sem a necessidade de movimentação de dados bem como tirar partido do Copilot do Microsoft Fabric, que permitirá a qualquer colaborador usar linguagem natural para criar fluxos e pipelines de dados, gerar código e funções completas, criar modelos de machine learning ou criar e visualizar relatórios. Mas vai além disso, o Microsoft Fabric está direcionado para os diversos tipos de utilizadores dentro de uma organização, desde os engenheiros de dados, analistas de dados, cientistas de dados, até aos executivos de negócio.
Para isso o Microsoft Fabric oferece um conjunto abrangente de serviços, tendo por base uma plataforma partilhada, em modelo Software-as-a-service, onde se destacam os seguintes componentes:
Além destes serviços, importa reter que o Microsoft Fabric tem interoperabilidade com as aplicações do Microsoft 365, como o Microsoft Excel e o Microsoft Teams, para permitir que os utilizadores possam aceder e partilhar os dados e insights de uma forma ágil. Além disso, o Microsoft Fabric suporta uma ampla variedade de linguagens e ferramentas populares, como Python, R, SQL, Spark, Azure Machine Learning e Azure Databricks.
É esta abrangência de serviços que permitem melhorar, de forma transversal, em toda a organização, a tomada de decisões. Ao utilizarem dados e inteligência artificial para obter informações relevantes, as organizações compreenderão melhor os seus clientes, operações e mercados. Estas soluções estão preparadas para identificar padrões, tendências e correlações que podem ajudar os decisores a otimizar as suas estratégias e fazer escolhas mais informadas, apoiadas por dados e métricas, em vez de meras suposições.
Por outro lado, a utilização de soluções de análise de dados, como o Microsoft Fabric, leva-nos a outro fator essencial para quem procura ganhar vantagem sobre a concorrência, o aumento da eficiência e da produtividade. Ao automatizar e simplificar processos, maximizar a alocação de recursos e minimizar o trabalho manual, as organizações podem agilizar os seus fluxos de trabalho, localizar possíveis erros e eliminar duplicações.
No entanto, para aproveitar os benefícios da IA, as organizações precisam de desenvolver capacidades de aprendizagem organizacional. Isto significa que as organizações precisam de alterar a sua cultura, estruturas e processos para facilitar a aprendizagem mútua entre humanos e máquinas. Estamos certos que as organizações que conseguirem aprender com a IA terão uma vantagem competitiva no presente e no futuro.
Saiba mais sobre o Microsoft Fabric aqui.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt