Projetos Expresso

O futuro da exportação nacional: quais são os desafios do retalho alimentar?

As declarações dos protagonistas da conferência “Portugal Exporta: o futuro são os nossos produtos”, organizada pelo Lidl, que contou com o Expresso como media partner

“Internacionalizar não é apenas exportar”, lembra Augusto Mateus, ex-ministro da Economia e professor universitário

Loading...

“Está no nosso ADN o apoio à produção nacional”, afirma Alexandra Borges, diretora geral de compras do Lidl Portugal

Loading...

“Portugal precisa de exportar, a nossa produção é superior àquilo que nós produzimos”, esclarece Frederico Falcão, presidente executivo da ViniPortugal

Loading...

“Acreditamos que é fundamental o apoio à exportação nacional”, refere Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal

Loading...

“Os consumidores gostam de produtos portugueses, da qualidade dos produtos portugueses, da sua frescura, da sua inovação, da sua diversidade”, garante Gonçalo Lobo Xavier, diretor geral da APED

Loading...

“Foi possível passar as exportações de €780 milhões, em 2010, para €2,5 mil milhões, em 2024”, conta Gonçalo Santos de Andrade, presidente da Portugal Fresh

Loading...

“Nós lançámos, nas últimas semanas, um conjunto de medidas e de apoios à internacionalização”, diz João Rui Ferreira, secretário de Estado da Economia

Loading...

“Ainda falta abraçar mais a digitalização”, aponta Maria Estarreja, diretora executiva do Retail Innovation Lab da Católica-Lisbon

Loading...

“O retalho alimentar serve até de guia para os outros porque se especializou muito na forma de internacionalizar produtos portugueses”, explica Paulo Rios Oliveira, administrador da AICEP

Loading...

“Nós - nos últimos dez anos - verificámos um crescimento médio anual de 62%”, declara Pedro Silva, head of consulting da Forvis Mazars

Loading...

“O retalho alimentar tem um papel importantíssimo, quer do ponto de vista económico, quer do ponto de visa social”, considera Vanessa Romeu, diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal

Loading...

Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver Código de Conduta), sem interferência externa.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate