A marca Portugal é cada vez mais reconhecida pelo mundo fora e do vinho aos frutos, os produtos portugueses têm uma presença mais visível nas prateleiras dos supermercados e lojas. Resultado de um trabalho focado na exportação e na valorização da produção nacional implementado ao longo dos últimos anos e que tem vindo a dar frutos. Pede-se agora um reforço desse modelo para dar passos mais sustentados rumo a uma internacionalização ainda maior.
"As exportações têm sido um dos principais motores da economia portuguesa", argumenta o administrador da AICEP, Paulo Rios Oliveira. “Este dinamismo é acompanhado por uma crescente diversificação de mercados: embora exista ainda uma elevada concentração nas grandes empresas exportadoras, observamos que um grupo relevante de empresas tem conseguido expandir-se para múltiplos destinos, reduzindo a dependência de poucos mercados e reforçando a projeção internacional de Portugal”.
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Na opinião de Gonçalo Lobo Xavier, diretor geral da APED, “hoje uma parte muito significativa da oferta alimentar em Portugal tem origem em produtores nacionais, fruto da relação próxima e de confiança que o sector do retalho tem estabelecido ao longo dos anos com os agricultores e a indústria transformadora”. É importante perceber que “o consumidor português valoriza cada vez mais a proximidade das lojas, a frescura e a qualidade dos produtos, o que tem incentivado este crescimento”, explica.
Algo que estará em destaque na conferência “Portugal Exporta: o futuro são os nossos produtos” - organizada pelo Lidl com o Expresso como media partner - e que juntará representantes de diversas etapas da cadeia de valor da produção nacional para perceber o caminho trilhado e o que ainda está por fazer.
“O turismo internacional e a consolidação das estratégias que combinam lojas físicas com vendas digitais, têm tido um importante papel nesta sustentação do consumo, favorecendo o escoamento da produção nacional para variados perfis de consumidores que cada vez mais procuram produtos nacionais”, aponta a diretora executiva do Retail Innovation Lab da Católica-Lisbon, Maria Estarreja, para quem “o retalho alimentar desempenha um importante papel nas exportações portuguesas e na diversificação e promoção dos produtos nacionais, nomeadamente nas insígnias ou cadeias que têm apostado na expansão internacional, possibilitando dar palco a produtos e marcas nacionais”.
“Temos evoluído de forma muito positiva. A relação entre retalho e produção nacional é hoje mais sólida, e convergente. Mudou a escala, mudou a exigência em matéria de qualidade e certificação e mudou também a forma como consumidores e distribuidores olham para a produção local”, defende Gonçalo Lobo Xavier
Lembra o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade, que “somos reconhecidos pela qualidade, sabor e segurança dos nossos produtos, mas há que procurar cada vez mais valor acrescentado e mercados disponíveis para maximizar o valor”, que acrescenta: “A evolução nas exportações tem sido notória e sempre com tendência de crescimento. Mas para que a trajetória de sucesso se mantenha é necessário também que haja investimento e mudanças efetivas”.
No caso do vinho, por exemplo, as exportações “desempenham um papel absolutamente essencial para o sector vitivinícola português. Sem elas, a produção nacional seria excedentária, uma vez que o consumo interno não teria capacidade para absorver todo o volume produzido", garante Frederico Falcão, “presidente executivo da ViniPortugal. ”A internacionalização é, por isso, determinante não apenas para o equilíbrio do mercado, mas também para a afirmação de Portugal no contexto global”.
Saiba tudo sobre o evento em baixo.
É uma conferência do Lidl que tem o Expresso como media partner e e que pretende ser um fórum de debate sobre o impacto do retalho alimentar e o papel estratégico das exportações portuguesas.
Quando, onde e a que horas?
Esta quarta-feira, 10 de setembro, no Pavilhão de Portugal (em Lisboa) a partir das 9h30.
Quem vai participar?
- Hélder Rocha, CEO Lidl Portugal
- Gonçalo Lobo Xavier, diretor geral da APED
- Maria Estarreja, diretora executiva do Retail Innovation Lab da Católica-Lisbon
- Vanessa Romeu, diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal
- Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal
- Pedro Silva, head of consulting da Forvis Mazars
- Alexandra Borges, diretora geral de compras do Lidl Portugal
- Frederico Falcão, presidente executivo da ViniPortugal
- Gonçalo Santos de Andrade, presidente da Portugal Fresh
- Paulo Rios Oliveira, administrador da AICEP
- Augusto Mateus, ex-ministro da Economia e professor universitário
- João Rui Ferreira, secretário de Estado da Economia
Porque é que este tema é central?
Porque se é verdade que a aposta nas exportações ao longo dos últimos anos tem resultado numa valorização inédita da marca Portugal, também é verdade que urge perceber agora quais são os próximos passos a dar para que esse crescimento seja sustentado e aumente de velocidade sem colocar em causa a qualidade dos produtos.
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