A jornada começa às 9h30 e ao longo do dia serão abordados vários temas, como a aprendizagem contemporânea, práticas inovadoras, liderança escolar, tecnologia na educação, literacia mediática e o papel dos professores.
A conferência, organizada pela WIN World, que conta com o Expresso como media partner, encerra com uma reflexão sobre os futuros da educação em Portugal e as inscrições para poder participar presencialmente estão abertas no site oficial do evento.
é o número de oradores, entre especialistas em várias áreas a alunos, com participação prevista nesta conferência
Nuno Crato é um dos participantes e o antigo ministro da Educação e Ciência entre 2011 e 2015 reconhece que “mudar a educação é difícil”: “Muito do que há a fazer é hoje claro, e muito do que há a fazer é relativamente fácil”, mas "há uma tremenda resistência ideológica e corporativa a tudo o que seja seguir um currículo ambicioso e a tudo o que seja avaliar”, acrescenta. Quanto à conferência, o antigo governante defende que “debates públicos esclarecem, despertam-nos para os problemas e ajudam-nos a ver soluções. É um primeiro passo”.
Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, será outro dos participantes. E há problemas para resolver nas escolas públicas. “Um dos principais entraves é ao nível das infraestruturas, com determinadas escolas sem rede wi-fi estável, número de computadores insuficiente e ambientes digitais ainda pouco propícios à aprendizagem”, aponta. “Alguns professores debatem-se com dificuldades na utilização de ferramentas digitais, sendo essencial a formação na capacitação digital”, acrescenta. Filinto Lima realça ainda que “a desigualdade social fere a equidade e a criação de oportunidades, havendo alunos com dispositivos digitais em casa, e os que não dispõem sequer de internet”.
A inteligência artificial será, naturalmente, assunto em destaque. Bernardo Caldas, que também marcará presença no evento como orador, é especialista na área, destaca que “a inteligência artificial pode ajudar a personalizar a educação, agindo como um 'tutor' individual, infinitamente conhecedor e paciente, reduzindo desigualdades de acesso a apoio qualificado”. Mas deixa um alerta: “O impacto não é uniforme, podendo agravar disparidades”.
“Alunos motivados progridem notavelmente" com inteligência artificial, os "desmotivados podem usá-la como atalho, aprendendo menos”, defende Bernardo Caldas
Por isso, o papel da família na educação/formação do aluno é absolutamente decisivo: “A IA só por si não resolve o problema da motivação, nem substitui o papel das famílias e escolas em fomentar a agência e criatividade dos alunos”.
O que é?
A conferência (gratuita) junta especialistas para debater soluções educativas inclusivas. Com painéis sobre inovação, tecnologia e literacia, promove a educação como motor de um futuro sustentável.
Onde, quando e a que horas?
A Grande Conferência Educação e Transformação realiza-se no próximo dia 30 de maio no auditório da Universidade NOVA de Lisboa, entre as 10h e 17h40.
Quem são os oradores?
- Alexandre Castro Caldas, professor catedrático Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa
- Ana Mira Vaz, diretora pedagógica do Colégio Pedro Arrupe
- Armindo Monteiro, presidente da CIP
- Ana Rita Bessa, CEO Leya
- Bernardo Ferrão, diretor de informação da SIC e SIC Notícias
- Bernardo Caldas, especialista em tecnologia, dados e IA; cofundador da Associação Data Science for Social Good Portugal
- Carlota Ana Ribeiro Ferreira, fundadora da WIN WORLD
- Carolina Santos, finalista na licenciatura em design de equipamento
- Daniel Garcia, presidente da Assembleia Geral do Núcleo de Alunos de Gestão Industrial e Logística do ISCTE (2020-2022)
- Fernanda Bonacho, professora-investigadora na ESCS-LIACOM e responsável pela Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania
- Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP)
- Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa
- Frederico Fezas-Vital, diretor-executivo Yunus Social Innovation Center
- Henrique Leitão, investigador, Pró-Reitor da Universidade de Lisboa, membro da Comissão Científica Programa Novos Talentos da Fundação Gulbenkian
- Inês Oom de Sousa, presidente da Fundação Santander Portugal
- Inês Rodrigues, professora no agrupamento de escolas de Águas Santas e ISCET
- João Trigo, diretor geral do colégio Efanor
- José Lourenço, diretor do Agrupamento de Escolas da Baixa da Banheira
- Laurinda Alves, professora de Comunicação, Liderança e Ética; autora, colunista e consultora
- Madalena Nunes Diogo, cofundadora da Estrelas & Ouriços e diretora do Expressinho
- Mafalda Sá Água, diretora técnica e pedagógica do Abrigo Infantil de Santa Maria de Belém
- Margarida Rebocho, administradora-delegada da Fundação Pedro Queiroz Pereira
- Margarida Zuzarte, recém-licenciada em Engenharia e Gestão Industrial; finalista na licenciatura em Direito
- Maria Azevedo, cofundadora e Chief Program Officer da Teach For Portugal
- Martim Cunha Rego, filósofo
- Miguel Herdade, diretor do The Access Project UK
- Matilde Ricciardi, aluna do 11.º ano e vencedora do prémio FedEx
- Nuno Crato, professor-investigador da Universidade de Lisboa e presidente da Iniciativa Educação
- Pedro Abrantes, professor da Universidade Aberta
- Pedro Freitas, investigador da Universidade de Oxford
- Pedro Santa Clara, diretor do TUMO Portugal e 42 Portugal
- Rodrigo Castro, CEO e fundador da Educa-te
- Rui Marques, coordenador do Relational Lab e Programa de Educação Relacional
- Salvador Pereira Coutinho, aluno do 12º ano de escolaridade
- Sandra Varandas, editora da sicnotícias.pt e sicexplicame.pt
- Sara Aguiar, especialista em inovação e impacto
- Vanda Martins, administradora da Fundação EDP com o pelouro da Inovação Social
Porque é que este tema é central?
A educação é central porque forma cidadãos preparados para os desafios de um mundo em mudança. É essencial para combater desigualdades, promover coesão social e garantir um futuro mais justo e sustentável, através de soluções inclusivas, inovadoras e colaborativas.
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