“Paira no ar a ameaça” para 2025

Futuro. Entre o protecionismo que promete marcar a geopolítica mundial ou o (ainda pouco) crescimento económico europeu, a incerteza domina. Mas há oportunidades de mudança
Futuro. Entre o protecionismo que promete marcar a geopolítica mundial ou o (ainda pouco) crescimento económico europeu, a incerteza domina. Mas há oportunidades de mudança
Jornalista
A expressão “prognósticos só no fim” parece aplicar-se que nem uma luva ao arranque de 2025. À guerra comercial prometida pela nova Administração norte-americana junta-se a concorrência cada vez mais forte da China e a perda progressiva de competitividade do bloco europeu. Diagnóstico que ganhou forma de documento com o chamado relatório Draghi, que aponta para a necessidade de investir 5% do PIB por ano — o que equivale a cerca de €800 mil milhões em áreas estratégicas, da inovação à reindustrialização — para que a produtividade europeia suba 6% dentro de 15 anos.
Perante o “xadrez geopolítico incerto”, o presidente do Conselho de Administração da Associação Empresarial de Portugal, Luís Miguel Ribeiro, considera que “paira no ar a ameaça à competitividade económica europeia”. Mas a convicção é de que “o tecido empresarial [português] está consciente dos desafios que tem” e manifesta “capacidade de se reinventar e superar este ciclo de grandes desafios”. Até porque, “face ao seu ADN industrial, Portugal terá aqui uma oportunidade”.
“A primeira semana de Donald Trump foi estonteante”, resume o ex-ministro da Economia Pedro Siza Vieira, para quem parece claro que “a Europa deve levar isto a sério” e que as “escolhas que faz não devem ser para apaziguar os EUA”, antes de deixar uma questão: “Como vamos financiar este esforço acrescido na defesa que é absolutamente inevitável?” Sobretudo quando o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou recentemente a antecipação da meta dos 2% do PIB em despesa no sector, o que implica €1,7 mil milhões de aumento do investimento em quatro anos.
Claro que a resiliência só vai até onde o contexto internacional permite: “Vemos atualmente França e Alemanha como incógnitas”, exemplifica o presidente da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, para quem “um dos principais problemas da Europa é a falta de fontes de financiamento”, frase que admite ser “um bocadinho contra os bancos”. O gestor lembra que “nos EUA não é assim”, por oposição a Portugal, “que tem dois problemas de investimento, privado e público”. A somar-se a este cenário, acrescenta que vemos “classes médias cada vez mais comprimidas” e que, “por reação, votam cada vez mais da maneira que votam”. Mesmo com estas questões “no horizonte, os empresários continuam a acreditar nos seus negócios”.
Num mundo cada vez mais competitivo, atrair recursos também é apontado como um dos problemas endémicos que Portugal deve começar a resolver em 2025, com Rui Costa, administrador da Turilima, a não esconder “as dificuldades em ter equipas para desenvolver projetos”. Pelo seu lado, o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Feerica, Rui Pereira, assume que consegue “contratar os recursos humanos de que precisa”, mas que “na realidade podia haver mais oferta”.
Incertezas que exigem um combate determinado, a começar na mudança de mentalidades. “Há o tempo de semear, esperar e colher”, só que agora “as pessoas não querem esperar, querem semear e colher logo”, defende o presidente do grupo DST, José Teixeira. “Precisamos de inventar um novo iluminismo, uma nova esperança”, “tem que ser possível”, acrescentando: “Tem que se estudar, tem que se ler!” Como lembra o músico Pedro Abrunhosa: “A música e a poesia fazem muito mais parte das nossas vidas do que nós julgamos.”
PME Crescimento Intersuínos — Suínos
de Portugal
PME Emprego Nunes & Freitas
PME Revelação Hortícolas Saturnino
PME Crescimento e PME Emprego Açorsonho — Hotéis
PME Revelação Turilima — Empreendimentos Turísticos do Vale do Lima
PME Crescimento Ecoarea — Estudos, Construções e Obras
PME Emprego JSC — Engenharia
PME Revelação Batalha dos Anjos
PME Crescimento e PME Revelação Metalão — Gestão de Resíduos
PME Crescimento Solbel — Sociedade de Bebidas e Produtos Alimentares
PME Emprego O Melro — Frutas e Legumes
PME Revelação Iso-Sigma — Energia e Gestão
PME Crescimento Portral — Comércio e Indústria de Carnes
PME Emprego José Júlio Jordão
PME Revelação Sociedade Industrial da Herdade da Maia
PME Crescimento Motorbus — Reparações e Peças Auto
PME Emprego Available Purple
PME Revelação Aquário — Comércio de Eletrónica
PME Crescimento Pinto Lopes — Viagens
PME Emprego Trust — Gestão Integrada de Saúde
PME Revelação Osíris — Viagens e Turismo
PME Crescimento e PME Emprego Picadvanced
PME Revelação Feerica — Fábrica de Equipamentos para Segurança e Inovação Industrial
PME Crescimento Mariano Ramos — Madeiras
PME Emprego Portugalenses — Transportes
PME Revelação Vale do Ave — Transportes
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: toliveira@impresa.pt