Projetos Expresso

A seleção ibérica do comércio eletrónico

Sorrisos de felicidade na Goparity: a empresa conquistou o prémio na categoria de Iniciativa e-Commerce Green
Sorrisos de felicidade na Goparity: a empresa conquistou o prémio na categoria de Iniciativa e-Commerce Green

Tecnologia. Eis as oito entidades, portuguesas e espanholas, que se destacaram entre as 250 candidaturas apresentadas e venceram os prémios de e-commerce este ano. A expectativa é chegar mais longe com inteligência... artificial

Os CTT e-Commerce Awards 2024 contemplaram oito categorias: Site/App e-Commerce; Iniciativa e-Commerce Administração Pública; Iniciativa e-Commerce PME; Iniciativa e-Commerce Green; Iniciativa Comércio Local; Inovação em Logistics, Delivery and Returns no e-Commerce; Inovação em Segurança e Serviços Financeiros no e-Commerce; e Inovação em Marketing Digital no e-Commerce. As 250 candidaturas, entre entidades portuguesas e espanholas, representam um novo recorde do prémio (em 2023 apresentaram-se a concurso 240 candidatos). Este ano os vencedores foram:

FARMACIASDIRECT

Manuel Carande, logistic manager, não se conteve e pulou com os braços no ar quando ouviu o nome das Farmaciasdirect como vencedora da categoria de Site/App e-Commerce. Trata-se de uma farmácia online espanhola que oferece uma ampla gama de produtos farmacêuticos, de saúde, beleza e bem-estar. Foca-se na venda de medicamentos, mas também de cosméticos, suplementos e outros itens relacionados. “Este prémio é muito importante para nós, pois coloca-nos em Portugal, ainda para mais reconhecendo-nos como uma empresa líder em farmácia e parafarmácia”, disse.

MUNICÍPIO DO FUNDÃO

Os olhos de Cláudia Saraiva brilhavam de orgulho quando falava enquanto representante do vencedor na categoria de Iniciativa e-Commerce Administração Pública. A responsável pela comunicação e turismo do Município do Fundão, a quem foi atribuído este prémio, assumiu a importância do mesmo. “Motiva-nos a continuar a trabalhar. O Município do Fundão tenta estar sempre à frente em matéria de inovação, pelo que é sempre bom ter este tipo de reconhecimento”, afirmou. E, quanto ao futuro, foi clara: “Temos a plataforma há cinco anos e temos estado a inovar todos os anos. Mas ainda estamos um bocadinho a aprender o que podemos fazer com a inteligência artificial.”

CARE TO BEAUTY

O sorriso de Jorge Ferreira, CEO fundador da Care to Beauty, era revelador da sua felicidade na conquista da Iniciativa e-Commerce PME. “Este é um reconhecimento importante para o trabalho que temos feito. Existimos há nove anos e, paulatinamente, temos começado a ganhar quota, a projetar-nos, não só cá em Portugal, mas também lá fora.” Jorge Ferreira acredita que a empresa tem muito para crescer e evoluir, contando para isso com inteligência artificial (IA): “Já começámos a desenvolver. Estamos a dar a todos os colaboradores, de todos os departamentos, contas de open AI, o que permite gerar não só imagens, mas também textos, pesquisas e análises mais elaboradas, e vamos também implementar traduções automáticas no nosso site. Mais adiante vamos incorporar a IA no nosso negócio, nomeadamente na gestão dinâmica dos preços.”

GOPARITY

A par de inteligência artificial, a sustentabilidade também foi muito falada nos CTT e-Commerce Day. É uma das preocupações das empresas. E é aqui que entra a Goparity, premiada com Iniciativa e-Commerce Green. A Goparity é uma plataforma portuguesa de investimento de impacto que facilita o financiamento coletivo de projetos sustentáveis, promovendo retorno financeiro e impacto social positivo. Esta empresa fez-se representar pela sua CEO, Rita Oliveira. “Este prémio é muito importante para nós porque, além de ser um momento de networking e conhecemos parceiros que estão alinhados com os nossos valores que podem ser potenciais clientes ou fornecedores, traz-nos também visibilidade que, para uma fase em que a nossa empresa de encontra, de expansão e crescimento no mercado ibérico, é muito importante”, disse.

PORTUGAL JEWELS

Na atribuição do prémio Iniciativa Comércio Local, Alexandre Bastos Gomes, sócio-gerente da empresa Portugal Jewels, ficou radiante. “Somos uma empresa familiar tradicional e acreditamos muito nas parcerias a longo prazo”, começou por dizer. Apesar de reconhecer a importância da IA, “que é, sem dúvida, um fator acelerador”, inclusive admitindo o seu uso, o responsável por esta marca portuguesa especializada em joias de luxo, que combina design inovador com a tradição, reconheceu: “Valorizamos muito o contacto humano no nosso negócio tradicional na ourivesaria. Por isso sentimos que a adesão vai ser mais lenta em relação a outras categorias.”

REVER

Marius Montmany, CEO e fundador da Rever, empresa espanhola distinguida com o prémio Inovação em Logistics, Delivery and Returns no e-Commerce, estava agradecido pelo “reconhecimento”. Também Marius Montmany está apostado no crescimento da empresa com o apoio da IA. “Estamos a mudar a forma como as pessoas compram e a IA dá-nos superpoderes para melhorar. Penso que o comportamento dos clientes também vai mudar”, disse, acrescentando: “Já trabalhamos com cerca de 500 marcas e queremos utilizar a IA para personalizar como compram e para ajudar os clientes a fazer as melhores escolhas, para evitar que façam devoluções desnecessárias.”

SEQURA

A SeQura foi distinguida com o prémio Inovação em Segurança e Serviços Financeiros no e-Commerce e Joana Monteiro, sales manager da empresa, admitiu que se tratava de um prémio “muito importante”. “Somos uma empresa de origem espanhola e há cerca de dois anos iniciámos a nossa expansão para outros países da Europa, incluindo Portugal, e este é o reconhecimento do trabalho que temos feito e do nosso crescimento”. A SeQura oferece soluções de pagamento digital e financiamento para e-Commerce, permitindo que os consumidores façam compras online de forma mais flexível, pois oferece opções como pagamento em várias prestações ou “compra agora, paga depois”. A IA vai ser, pois, decisiva. “Pretendemos criar estratégias mais personalizadas, utilizando IA para conhecer melhor o nosso consumidor, e também como fazemos uma análise de crédito.”

MODELO CONTINENTE

“Estamos a fazer uma transformação para digitalizar a experiência do cliente e este prémio, apesar de não sermos uma empresa recente no mercado, reconhece o bom trabalho que temos estado a fazer”, afirmou Fernando Santos, product owner do Modelo Continente, vencedor em Inovação em Marketing Digital no e-Commerce. “Vamos continuar a robustecer os canais de apoio ao cliente mediante IA e fazer crescer o nosso assistente virtual para outras plataformas”, acrescentou.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate