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Andar “à pera” com saco de boxe inteligente

CEO mostra funcionamento do BHOUT Bag num ginásio recém-inaugurado em Odivelas. Há cerca de 500 clubes em negociação, afirma
CEO mostra funcionamento do BHOUT Bag num ginásio recém-inaugurado em Odivelas. Há cerca de 500 clubes em negociação, afirma

Prémio. Mauro Frota é o vencedor nacional do Global Tech Innovator, competição à qual levou uma nova forma de aliar desporto e gaming. “A empresa começou de um sonho”, diz

As estimativas diferem consoante a origem, mas são consensuais em atribuir uma valorização de dezenas de milhares de milhões ao mercado internacional de fitness. Segundo o “Statista”, é esperado um crescimento de 7,5% ao ano até ao final desta década, quando o sector deverá valer mais de 125 mil milhões de dólares. É precisamente este nicho que Mauro Frota quer explorar através da BHOUT, a startup que criou um saco de boxe inteligente que quer ver espalhado por todo o planeta.

“Somos filhos da pandemia”, começa por dizer o CEO, lembrando o período em que construiu “uma versão muito inicial da tecnologia” dentro de um ginásio, em Lisboa, para testar o conceito. Mais de três anos depois, o clube de fitness que fundou continua aberto na Avenida de Roma, em Lisboa, a que já se juntou um outro em Odivelas. “É aqui que temos toda a tecnologia montada”, explica.

Mas, afinal, o que faz este saco de boxe? O BHOUT Bag é “a versão mais aproximada de estar num ringue à pera” sem lesões ou dor, que recorre a uma combinação de pequenos sensores aliada a ferramentas de machine learning para “a localização do impacto, a força, a velocidade e uma série de outros dados”. Uma pequena câmara colocada no topo do saco faz ainda a leitura, em tempo real, dos golpes desferidos.

O desafio, recorda Mauro Frota, foi construir o hardware. “Ainda bem que não sabíamos no que nos estávamos a meter...”, brinca, em referência às dificuldades que sentiu em desenhar um produto totalmente de raiz. Para garantir que o BHOUT Bag consegue replicar a consistência do corpo humano, a startup desenvolveu um sistema multicamadas para “imitar a densidade dos diferentes tecidos corporais”. No interior há ainda quatro “bexigas de água”, cada uma com 20 litros, que simulam a densidade dos órgãos internos.

O gestor delineou um plano para conquistar o sucesso e não está disposto a abrir mão desse objetivo, do qual se tem aproximado cada vez mais nos últimos anos. Neste momento, garante ao Expresso, tem “cerca de 500 clubes em negociação” em todo o mundo, incluindo promessas de investimento na Arábia Saudita, nos EUA e até em Israel.

“Os desportos de combate são os que mais crescem no mundo em termos de fãs, mas que não gostam de ‘apanhar’ nem de bater, e, portanto, esta é uma forma de, misturando o gaming com o exercício físico, conquistar as pessoas”, explica. A estratégia passa por focar a venda do produto em três mercados verticais: o empresarial (conta já com o LinkedIn como cliente), o da hotelaria (com os hotéis Marriott em carteira) e o dos grandes ginásios. Juntam-se ainda as vertentes de venda direta ao consumidor e a dos eventos.

Na saúde, a BHOUT já foi desafiada para validar o saco de boxe como “uma ferramenta para prevenção e tratamento da doença de Parkinson” e ainda pelo exército de Israel, para “criar um software para treinar os militares em combate hand-to-hand”.

Depois de vencer a fase nacional do Global Tech Innovator, da KPMG, a startup vai agora enfrentar 22 finalistas internacionais na fase final da competição, em Lisboa, e ter a oportunidade de estar na Web Summit Lisboa (ver caixa). “Este awarness trazido pelo prémio é o mais importante”, aponta o empreendedor, que fez uma segunda hipoteca sobre a sua casa para financiar este projeto. “Esta empresa começou de um sonho que tive”, remata.

OS RESTANTES 22 FINALISTAS

Austrália

Gelomics Desenvolvimento de medicamentos com cultivo de tecidos humanos

Brasil

Protecting Brains & Saving Futures Ferramenta para diagnosticar lesões cerebrais em bebés

China

Easy Logic I&D na área das soluções para design eletrónico

Colômbia

EatCloud Gestão de excedentes alimentares para reduzir desperdício

Estónia

Gelatex Nanofibras biológicas para engenharia de tecidos e carne vegana

Finlândia

Skyfora Transformar estações-base de telecomunicações em scanners meteorológicos 3D

Alemanha

Oxolo (MindCloud) Criação de vídeos de produto ou anúncios com recurso a inteligência artificial

Gana

GrowForMe Evitar perdas das colheitas anuais e formar em agricultura regenerativa

Índia

FluxGen Gestão eficiente da água, com otimização de consumos

Irlanda

Precision Sports Technology Análise de exercício físico para reduzir risco de lesões

Itália

Pack Conecta trabalhadores para desenvolver competências

Quénia

Uncover Formulações inovadoras para cuidados com a pele

Japão

Thermalytica Inc. Isolamento térmico em indústrias como aviação

México

BioEsol Soluções para a transição para energias renováveis

Países Baixos

Incooling Sistemas de arrefecimento para centros de dados

Filipinas

Rezbin Waste Technology Rastrear a reciclagem de embalagens de plástico recolhidas

Arábia Saudita

Ejari Permite fracionar o pagamento anual de rendas e democratizar acesso a habitação

Suécia

Reselo Substituição de materiais por biomateriais mais sustentáveis

Taiwan

CarbonClean Energy Soluções integradas de sustentabilidade para reduzir emissões da indústria

Turquia

WiserSense Monitorização e deteção de falhas nas fábricas que podem trazer mais eficiência

Reino Unido

Halocycle Economia circular para o plástico reciclado

Estados Unidos

Mi Terro Transformar resíduos agrícolas em biomateriais de custo reduzido e escaláveis

Vencedor global conhecido no dia 13

Depois de meses de competição, a ideia mais inovadora entre as soluções apresentadas por 23 startups de todo o mundo vai ser anunciada em Lisboa, no próximo dia 13. Os finalistas vão reunir-se num hotel para a fase final, de onde sairá o grande vencedor. Por acontecer em simultâneo com a Web Summit Lisboa, todos os participantes vão ter acesso a um espaço na cimeira tecnológica para se poderem mostrar aos investidores internacionais. A Web Summit decorre na FIL entre os dias 11 e 14 de novembro.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

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