Qual a importância da inteligência artificial na transformação do comércio eletrónico? Esta é a grande questão que procurará respostas durante a 9.ª edição do CTT e-Commerce Day, que vai realizar-se a 7 de novembro, em Lisboa.
A jornada ficará igualmente marcada pela apresentação dos principais resultados do CTT e-Commerce Report 2024 e ainda o relatório anual sobre a evolução do setor. “Os CTT encaram com grande responsabilidade o seu papel de apoio ao funcionamento da economia, através da criação de soluções digitais que permitem que as empresas, sobretudo as PME, possam manter a sua atividade através de uma forte presença no online”, explicam os Correios em comunicado.
O grande momento do dia será a entrega dos e-Commerce Awards 2024 e, tratando-se de um concurso para empresas portuguesas e espanholas, a ocasião será também aproveitada para debater os desafios do comércio eletrónico nos dois países – de referir que se apresentaram 250 candidaturas a concurso, 40% delas espanholas (ver categorias mais à frente), e que o prazo para entrega das mesmas terminou ontem à meia-noite.
são as candidaturas apresentadas nas oito categorias – foi batido o recorde de candidaturas, que no ano passado foi de 240. As mais ‘concorridas’ foram Site/App e-Commerce, Iniciativa e-Commerce PME, Iniciativa e-Commerce Green e Inovação em Marketing Digital no e-Commerce
O júri é composto por Carlos Oliveira (board member e senior advisor de várias empresas), Vanda Jesus (head of iCapital Portugal), Diogo Teixeira (CEO Beta-i Portugal), Teresa Fiúza (vice-presidente executiva da Portugal Ventures), João Ribeiro da Costa (senior affiliated professor e head of digital transformation, UCP), Alexandre Teixeira dos Santos (general partner e co-fundador da Chamaeleon), Pedro Norton de Matos (fundador da Greenfest e da Academia G), Carolina Afonso (CEO do Gato Preto e professora ISEG) Samuel Rodriguez (CEO e co-fundador do E-Commerce News Group) e José Carlos Cortizo (CMO e COO da Product Hackers).
O objetivo dos CTT e-Commerce Awards passa por premiar quem mais se destaca no comércio eletrónico e/ou ferramentas, assim como nos modelos de negócio online
De acordo com os CTT, este concurso pretende “valorizar e promover as melhores práticas do comércio eletrónico e/ou ferramentas – por exemplo, marketing digital, logística, pagamentos - e modelos de negócio online que lhe estão subjacentes, com valor para as pessoas e para a comunidade”.
Consulte já a seguir a ficha do evento e as categorias dos prémios.
O que é?
Especialistas e representantes de várias empresas vão discutir as tendências e inovações do e-Commerce.
Quando, onde e a que horas?
O evento é gratuito (os interessados podem confirmar a sua presença através do link http://www.ctt.pt/ecommerceday) e decorre no próximo dia 7 de novembro, em Lisboa. Vai ter transmissão online.
Quem são os oradores?
- João Bento (CEO CTT)
- Alberto Pimenta (head of e-Commerce CTT)
- Carolina Afonso (CEO do Gato Preto e professora ISEG)
- Aécio Dantas (diretor de sustentabilidade Silbon)
- António Martins (head of operations Nespresso Portugal)
- Inês Condeço (diretora de marketing e comunicação da FNAC Portugal)
- Paula Pérez (co-fundador e head of e-Commerce NAE)
- Inês Vilela (diretora e-Commerce Decathlon Portugal)
- Joana Santos (head of agency & partnerships Google Portugal)
- Milana Dovzhenko (co-fundador & head of product Bairro Direct)
- Sérgio Fernandes de Isidro (enterprise commerce e lead Iberia Shoply)
- Carlos Milan Ruiz (CEO Celeritas)
- José Miranda (líder da supply chain & delivery Leroy Merlin Portugal)
- Nuno Miguel Nunes (diretor de operações e-Commerce Auchan Portugal)
- Pedro Chainho (head of supply chain Worten)
- João Sousa (executive board member CTT)
Porque é que este tema é central?
O apoio ao crescimento do comércio eletrónico assume-se como fundamental para fazer face ao crescimento das empresas neste sector.
As categorias dos e-Commerce Awards 2024
Site / App e-Commerce
Sites e/ou apps de venda online.
Iniciativa e-Commerce PME
Projetos desenvolvidos por pequenas e médias empresas.
Iniciativa e-Commerce Administração Pública
Projetos de desenvolvidos por entidades da Administração Pública central, regional ou local.
Iniciativa Comércio Local
Projetos desenvolvidos com o objetivo de promover pequenos negócios locais e de proximidade.
Iniciativa e-Commerce Green
Projetos que se destaquem pelo seu posicionamento ao nível da sustentabilidade e ou economia circular.
Inovação em Marketing Digital no e-Commerce
Projetos que se diferenciam pela sua inovação em marketing digital no e-commerce ou projetos de desenvolvimento e criação de novas ferramentas de marketing digital, ambos com recurso nomeadamente a IA e AR. Valorizam-se startups.
Inovação em Logistics, Delivery and Returns no e-Commerce
Projetos inovadores de desenvolvimento de ferramentas, mecanismos e tecnologias com impacto nas áreas de logística, distribuição e devolução de encomendas, nomeadamente dos domínios da automação e robótica, IOT, blockchain, entre outros. Valorizam-se startups e ainda soluções que resultem em processos logísticos mais ágeis e que contribuam de forma relevante para a sustentabilidade ambiental.
Inovação em Segurança e Serviços Financeiros no e-Commerce
Projetos inovadores nas áreas da segurança e ou dos serviços financeiros (ex: pagamentos, faturação, recebimentos, segurança ou identificação/certificação digital).
Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver Código de Conduta), sem interferência externa.