Projetos Expresso

O impacto da IA no sector das telecomunicações e media

As declarações dos protagonistas da quarta de cinco sessões do projeto "Impacto da Inteligência Artificial", em que o Expresso é media partner da EY

“Um grande risco, sem dúvida, são as capacidades que temos que ter para implementar a IA, do ponto de vista competitivo no país, nomeadamente as infraestruturas”, considera Augusto Fragoso, diretor-geral de Informação e Inovação da ANACOM

Loading...

“Vejo uma vontade de inovar, uma vontade de evoluir que é talvez necessária pelo contexto em que estamos, que é de certa forma adverso” afirma Bruno Padinha, Chief Digital Officer da Impresa

Loading...

“O impacto da inteligência artificial vai revolucionar completamente o sector, vai trazer mais eficiência, mais proximidade e vai otimizar aquilo que é a operação global das empresas de telecomunicações, media, entretenimento e tecnologia”, diz David Oliveira, diretor e TMT Segment Leader da EY

Loading...

“Estima-se que cerca de 70% das atividades que são feitas neste sector possam ser impactadas”, conta Diogo Fernandes, vice-presidente de Estratégia & Desenvolvimento de Negócio da Talkdesk

Loading...

“Acho que concretamente nos media, nas redações e no jornalista, existem grandes possibilidades, nomeadamente da facilitação de tarefas”, refere Luísa Meireles, diretora de informação da Agência LUSA

Loading...

“Tudo isto precisa de ser efetuado com um equilíbrio fino, sólido, de maneira a tutelar as preocupações sociais, por um lado, mas por outro lado manter aquilo que é o espírito de geração de inovação”, defende Pedro Brandão, diretor de Market & Customer Intelligence da NOS

Loading...

“Eu acho que as oportunidades são imensas, os riscos também, mas acho que não temos a opção de não utilizarmos a IA”, acredita Ricardo Costa, diretor-geral de informação da Impresa

Loading...

“O risco de enviesamento é grande e para que tal não aconteça é necessário assegurar a qualidade dos dados e a supervisão humana”, alerta Ricardo Raposo, manager de Gestão de Produto da Vodafone Portugal

Loading...

“Nos media e nas telecomunicações vamos ter, seguramente, grandes vantagens ao nível da produtividade dessas organizações”, garante Rogério Carapuça, presidente APDC

Loading...

“Temos sempre uma certa assimetria regulamentar com o resto do mundo, não podemos esquecer que não estamos a competir apenas em Portugal ou na Europa", lembra Tiago Silva Lopes, diretor de Produtos e Serviços B2C da Altice

Loading...
Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver Código de Conduta), sem interferência externa.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate