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Formar talento é crucial para gerir dados e IA

Francisco Pedro Balsemão (CEO da Impresa) e Miguel de Castro Neto (diretor da Nova IMS) formalizaram na Data With Purpose Summit a criação da Media & Analytics Lab para combater a desinformação com recurso a IA e também um curso nacional de jornalismo de dados
Francisco Pedro Balsemão (CEO da Impresa) e Miguel de Castro Neto (diretor da Nova IMS) formalizaram na Data With Purpose Summit a criação da Media & Analytics Lab para combater a desinformação com recurso a IA e também um curso nacional de jornalismo de dados

Futuro. Repensar modelos educativos e democratizar a literacia digital contribuirá para uma sociedade mais preparada 
para lidar com os desafios da tecnologia. Pensamento analítico e criativo estão no topo das competências mais valorizadas

Fixe bem este número: 1460. Assim, de repente, não parece muito grande. Mas se lhe dissermos que esta é a média de horas anuais que um jovem universitário passa nas redes sociais e que, quando tiver 30 anos, já gastou 43.800 horas a fazer scroll num ecrã, este dado ganha relevância. São cerca de cinco anos perdidos a ‘socializar’ no mundo digital que podem, ao mesmo ritmo, chegar a 15 anos numa vida com alguma longevidade.

Mas o mais alarmante ainda é que este ritmo aumentou cerca de 60% nos últimos anos, segundo uma pesquisa realizada por alunos da Nova IMS e que serviu de mote ao projeto que venceu o Dean’s Challenge, desafio lançado pela direção daquela instituição de ensino, com o objetivo de interpretar dados e deles retirar valor e conhecimento útil para a inovação e com impacto nas pessoas. Aliás, o pensamento analítico e criativo estão no topo das competências mais valorizadas hoje pelas empresas, segundo o World Economic Forum.

Sob o mote ‘Time to Reconnect’, tema da 2ª edição da Data With Purpose Summit, que decorreu esta semana, 22 equipas aceitaram o repto, mas apenas os três finalistas subiram ao palco para um pitch final. O projeto vencedor apostou numa aplicação que ajuda a priorizar as relações reais, em detrimento do digital — a WeConnect —, que sugere diariamente atividades, hobbies ou novas aprendizagens aos seus utilizadores, com o objetivo de mantê-los longe das redes sociais. Para motivar há recompensas e descontos. Uncharted Bonds e Today foram as duas apps a receber menções honrosas nesta competição. A primeira visa juntar pessoas de diferentes gerações com interesses e objetivos comuns para que se conheçam e partilhem experiências, e a segunda tem como ambição ajudar a concretizar a lista de sonhos que cada utilizador tem, juntando-o com outras pessoas que tenham os mesmos desejos. Cada atividade realizada dá direito a pontos que, mais tarde, poderão ser trocados por recompensas.

Potencial a explorar

O trabalho dos participantes no Dean’s Challenge demonstra, em pequena escala, o que pode ser feito a partir de dados e que conhecimento pode ser retirado destes repositórios e aplicado às mais diversas áreas.

“A inteligência artificial (IA) vai ajudar a identificar, mais rapidamente, padrões nos dados, que contribuem para tomar decisões que beneficiam as pessoas”, disse Teresa Rosas. Na atividade seguradora, exemplifica a responsável de tecnologia na Fidelidade, “já começa a ser possível perceber de que proteção específica precisa cada pessoa, em tempo real.” Com este processo mais inteligente “é possível criar mais valor, personalizar a oferta e promover a prevenção de sinistros”.

Na Administração Pública, da saú­de à justiça, passando pela defesa, o potencial a explorar é imenso. Repensar as políticas públicas foi um dos temas da Data With Purpose Summit, que abordou igualmente o papel da IA no mundo dos dados, os desafios que cria com a insegurança gerada pelas informações falsas veiculadas essencialmente pelas redes sociais, mas também as oportunidades que gera. Atrair e reter o talento com a ajuda destas ferramentas tecnológicas é um dos exemplos, bem como o apoio que podem trazer à criatividade, com o marketing e a publicidade a tirar partido desta inovação.

Um passo de cada vez

Apesar da velocidade a que diariamente os dados são produzidos e da evolução da IA, é preciso não perder o controlo e garantir que a vertente humana continua ‘no comando’. Para fazê-lo é essencial que a literacia digital seja transversal na sociedade e que se promovam as competências necessárias para gerir esta transformação digital.

“Começa tudo na educação”, defende Ivo Bernardo, sócio e cientista de dados na DareData Engineering, consultora especializada em soluções de dados e IA. “É preciso repensar a gestão de talentos necessários para estas áreas”, acrescenta Cátia Moreira. A vice-presidente para a área de desempenho na Foundever, empresa especialista em Contact Centers, lembra que “a informação está nos sistemas, os dados estão lá, mas é preciso saber usar”. Opinião partilhada por Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor, que reforça: “Os dados de nada servem se não gerarem conhecimento.”

FRASES DO EVENTO

“Metade dos erros médicos são administrativos, como reconhece a OMS. Esta é uma área onde a IA pode ter grande impacto e onde já está a ser usada”

Sara Fernandes
Coordenadora do PRR da saúde


“Regulação não pode ser bloqueio da inovação. Europa tem o desafio de ser ética e responsável no uso da IA, mas também manter-se competitiva”

Miguel Castro Neto
Diretor-executivo da Nova IMS


“Quem conseguiu mudar o mundo foi quem interpretou melhor os dados. Temos de saber ouvir para construir uma marca, e isso é inteligência emocional”

Carlos Coelho
Cofundador e presidente da IVITY


O futuro já chegou

Dados e IA juntos Não é o futuro. É o presente. A concretização de projetos com impacto na sociedade e nas empresas é uma realidade nos mais diversos sectores e áreas de atividade.

Avaliações mais precisas Com a utilização de dados e IA, um projeto desenvolvido num dos laboratórios da Nova IMS revelou que a tecnologia permite aumentar 50% na precisão de avaliação de candidaturas e reduzir os esforços de auditoria em 60%.

Mobilidade elétrica aérea Veículos aéreos autónomos serão uma realidade em Oeiras, em 2025. Falta a construção de vertiports, de onde descolará este meio de transporte suportado em dados e IA.

Avatares na Administração Pública Na Justiça, nomeadamente na informação sobre divórcios, e na Chave Móvel Digital, o apoio ao cliente é feito por avatares treinados em modelos de linguagem natural e IA. Ganha a eficiência.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

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