Projetos Expresso

O impacto da inteligência artificial no sector energético e nas infraestruturas

As declarações dos protagonistas da segunda de cinco sessões do projeto "Impacto da Inteligência Artificial", em que o Expresso é media partner da EY Portugal

“Há aqui uma oportunidade enorme, quem não usar estas tecnologias está fora”, acredita António Vidigal, consultor

Loading...

“A inteligência artificial permite começar a captar, a entender padrões, perfis e comportamentos entre sectores que antigamente eram independentes”, explica Hélio Jesus, responsável por Tecnologia e Inovação na Siemens Portugal

Loading...

“Acho que os agentes estão a aprender, estão a trazer a IA para as suas realidades diárias, a estabelecer contactos para maximizar essa utilização”, afirma João Conceição, administrador executivo da REN

Loading...

“O importante é que as empresas que trabalham neste sector conseguirem fazer uma jornada consciente, tecnologicamente habilitadora destas tecnologias e, sobretudo, envolver as pessoas”, considera Jorge Afonso, CDAO (Chief Data and Analytics Officer) da GALP

Loading...

“Se tivesse que escolher, do lado dos benefícios, eu diria três grandes áreas que estão em torno da produtividade, eficiência e previsibilidade”, destaca José Roque, Partner, partner e energy segment lead da EY Portugal

Loading...

“Uma componente fundamental são os dados, temos que estar organizados de uma forma completamente diferente para tirar partido dos dados”, diz Marta Sousa Uva, CTO do Grupo Brisa

Loading...

“Aos mais diversos níveis, a IA já está a ter um impacto significativo sobre a empresa e sobre a gestão das infraestruturas”, esclarece Miguel Cruz, CEO da Infraestruturas de Portugal

Loading...

“Nós queremos fazer esta viagem de uma forma colegial, por isso estamos a falar com empresas para entender qual é que vai ser o melhor caminho para fazermos a incorporação da IA”, conta Miguel Faria, COO da Floene

Loading...

“Poderemos utilizar tecnologias de inteligência artificial para fazer melhores previsões de consumo”, exemplifica João Martins de Carvalho, administrador da E-REDES

Loading...

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate