Projetos Expresso

Os embaixadores das vendas online na Península Ibérica

Marta Sousa é uma das responsáveis pela forte aposta da Worten nos seus canais digitais. O e-commerce já representa quase 20% do total do negócio da marca
Marta Sousa é uma das responsáveis pela forte aposta da Worten nos seus canais digitais. O e-commerce já representa quase 20% do total do negócio da marca
Nuno Botelho

Tecnologia: o comércio eletrónico tem crescido em todo o mundo. Esta tendência global — à qual Portugal e Espanha não escapam — tem um peso significativo nos negócios. Os dois países albergam empresas que são consideradas exemplos a seguir. A 3ª edição dos CTT e-Commerce Awards teve o Expresso como media partner

Os embaixadores das vendas online na Península Ibérica

Sara Fevereiro

Jornalista

Os CTT e-Commerce Awards distinguiram, uma vez mais, aqueles que têm as melhores práticas neste domínio das compras e vendas online. Em 2023, a competição realizou-se em formato ibérico (um terço das candidaturas vieram de Espanha), de forma a unir sinergias entre os dois países, evidenciando o que de melhor se faz na Península Ibérica. No total, as empresas concorreram a oito categorias distintas, da logística à sustentabilidade, não esquecendo o sector financeiro e a comunicação. De entre as 240 candidatas, estas foram as eleitas:

Worten

A empresa venceu na categoria mais concorrida: Site e-Commerce. Este ano, a Worten lançou um novo site e tem tentado “fazer frente a players como a Amazon” ao nível das entregas rápidas, conta Marta Sousa, diretora de Digital Product, BI & Analytics. Uma vez que o online traz mais concorrência, é importante acompanhar as tendên­cias na área do retalho digital. A aposta neste canal quer responder ao desafio de crescimento de gama de produtos, categorias e serviços, melhorar a experiência do cliente que navega e compra pelo site e, por último, cimentar a posição de líder que a marca tem no e-commerce português. A Worten tem uma gama que ronda os 13 milhões de produtos e estima que este número cresça ainda mais. “Precisámos de melhorar a jornada da descoberta de produtos e serviços, otimizar a recomendação e a personalização de conteúdos”, destaca Marta Sousa, acrescentando que estão hoje tecnologicamente preparados para os desafios do futuro.

Sanjo

A marca de calçado desportivo conquistou o júri na categoria Iniciativa e-Commerce PME. A Sanjo existe desde 1933 e é inegável que marcou uma geração de portugueses, apesar de nas últimas décadas ter perdido força no mercado. José Magalhães e o seu sócio, Hélder Pinto, decidiram, há quatro anos, relançar a marca, e a aposta no digital tem sido uma prioridade. “Desde o início que decidimos que este relançamento tinha que ser feito através do online”, esclarece José Magalhães. No que diz respeito às medidas que adotaram, o responsável conta que optaram por colocar as entregas gratuitas e céleres (todas as pessoas que compram até às 16h30 recebem o produto no dia seguinte) e investiram no apoio ao cliente. “Ao contrário do que se pensa, o apoio ao cliente é necessário, porque torna a venda muito mais personalizada”, conclui.

Auchan Retail

A cadeia de super e hipermercados levou o galardão de melhor App e-Commerce. A App Auchan quer facilitar o processo de compra e tem duas funcionalidades principais: por um lado, a app lê os códigos de barras dos produtos na loja e permite que o cliente pague no final da visita de forma mais célere e, por outro lado, os usuários podem fazer as encomendas online, através da aplicação, e recebê-las onde preferirem. Têm mais de 40 mil artigos disponíveis.

LoopOS

Venceu na categoria que mais incremento de candidaturas sofreu em relação a anos anteriores: a categoria Iniciativa e-Commerce Green. A Loop­OS é uma organização que nasceu com uma plataforma de reutilização de manuais escolares (Book in Loop) e hoje é uma solução que permite a qualquer empresa criar canais de economia circular. “Nascemos com a sustentabilidade” e assentes num “e-commerce verde”, lembra Ricardo Morgado, cofundador da empresa, que tem usado a tecnologia para crescer. Os próximos passos são chegar à indústria e ao comércio físico, sendo que a organização acredita que é possível tornar qualquer negócio circular.

Nossa Farmácia

Esta foi a solução que arrecadou o primeiro prémio na categoria Ini­ciativa Comércio Local. “Somos inovadores porque trabalhamos sobretudo para as pessoas, para os utentes, e procuramos que as farmácias consigam chegar a mais gente”, explica Vanessa Sousa, digital marketing & e-Commerce manager da Nossa Farmácia. O grupo conta com cerca de 300 farmácias, às quais proporciona competências, produtos e serviços que permitem potenciar os seus próprios negócios.

iF Returns

Como o próprio nome em inglês indica, esta foi a startup que venceu na categoria Inovação em Logística, Entregas e Devoluções. “Nós pegamos numa coisa má e tentamos torná-la boa”, afirma Francisco Lacerda, director of partnerships da iF Returns. A empresa foca-se no último momento da jornada do consumidor online — as devoluções — e tenta recuperar valor para marcas, clientes e o planeta.

sheerME

A sheerMe ficou em primeiro lugar na categoria Inovação em Marketing Digital. A startup tem como função digitalizar o mercado e é, segundo o CEO e fundador, uma “superapp” para o utilizador. “Facilitamos o acesso a serviços de bem-estar”, refere Miguel Ribeiro, para os quais as pessoas podem fazer uma marcação a qualquer instante.

Goparity

Bateu a concorrência na categoria Inovação em Serviços Financeiros e o seu objetivo é financiar projetos que sejam relevantes ao nível do impacto social e ambiental. “Criámos uma plataforma com 44 mil utilizadores e 24.500 investidores”, diz Tiago Julião Neves, vice-presidente Investor Rela­tions da startup. Foram já financiados 317 projetos em 17 países diferentes. Querem crescer mais na Europa, explorar o mercado norte-americano e geografias como África, América Latina ou Sudoeste Asiático.

Os prémios do comércio eletrónico

A 3ª edição dos CTT e-Commerce Awards — a que o Expresso se associa como media partner — foi, pela primeira vez, em formato ibérico. A competição reconheceu as melhores práticas de comércio eletrónico e modelos de negócio digitais tanto em Portugal como em Espanha.

Textos originalmente publicados no Expresso de 24 de novembro de 2023

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate