Conferência internacional em Lisboa debate soluções para recursos agrícolas em risco e futuro do sector agroalimentar

Jornalista
O Centro de Congressos de Lisboa é o palco para o regresso da iniciativa Lisbon Agri Conferences que junta vários especialistas nacionais e internacionais para refletir sobre o agronegócio e temas como a sustentabilidade, a água, as alterações climáticas, o talento, o desperdício e segurança alimentares. Com o lema “Desenvolver o conhecimento”, no primeiro dia (23 de novembro), a iniciativa Lisbon Agri Conferences, vai debater as tendências agroalimentares, a redução do desperdício alimentar em escala, e a gestão e conservação da água. A cerimónia de abertura conta intervenções do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
O primeiro orador é Peter Brabeck-Letmathe, Presidente Emérito da Nestlé e Vice-Presidente do Fórum Económico Mundial, que irá partilhará a sua visão relativamente ao futuro do sector agrícola, “cujo grande desafio é alimentar 10.000 milhões de pessoas com recursos limitados, ao mesmo tempo que cuidamos e regeneramos o planeta.” Peter Brabeck-Letmathe, que falará, na qualidade de Presidente do Conselho Consultivo da San Telmo Business School, espera que este congresso possa fornecer soluções para este desafio e ideias para uma utilização mais eficiente da água.
Promover a confiança no consumidor
O Comportamento do consumidor e o desafio da criação de uma marca no sector agroalimentar serão temas abordados por Ana Paula Barbosa, Diretora de Serviços de Retalho na NielsenIQ (Portugal) e Nancy Villanueva García, CEO da Península Ibérica e Médio Oriente na Interbrand (Espanha), que acredita que as marcas desempenham um papel fundamental na promoção da confiança, “numa altura em que a procura global por produtos alimentares seguros, sustentáveis e de alta qualidade continua a aumentar.”
A importância do agronegócio e o seu potencial para melhorar a saúde humana, a biodiversidade e a economia em geral, serão os temas principais da intervenção de Louisa Hooper, Diretora de Sustentabilidade na Fundação Calouste Gulbenkian (Inglaterra), na introdução à sessão da tarde do primeiro dia das Lisbon Agro Confereneces, a que o Expresso se associa como media partner.
O caminho da agricultura regenerativa
Daniel Baertschi, Líder de Opinião em Agricultura Regenerativa (Suíça), trará à discussão alternativas aos atuais sistemas de produção alimentar “que não estão em conformidade com os limites planetários existentes e com os recursos disponíveis”. O especialista apresentará a agricultura regenerativa como forma de criar um sistema de produção alimentar que faça face a este problema.
O exemplo da Too Good To Go no combate ao desperdício alimentar, será partilhado por Tina Halborg Nielsen, Vice-presidente de Operações na Europa, e a fechar as conferências do primeiro dia, Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, falará da importância do sector agroalimentar no desenvolvimento económico e social das regiões da União Europeia, através da criação de postos de trabalho, muitos dos quais em zonas rurais.
Com mais de 500 participantes, as Lisbon Agri Conferences têm como grande objetivo promover o sector agroalimentar com responsabilidade, dinamismo e sustentabilidade para o futuro, através de oradores reconhecidos mundialmente, formação e conhecimento para os intervenientes da cadeia agroalimentar e o desenvolvimento da rede de participantes. Todos os interessados em participar neste evento podem assistir em modo online às sessões, através do Expresso.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt