Projetos Expresso

Como o sector do retalho terá de lidar com a nova realidade mundial

Como o sector do retalho terá de lidar com a nova realidade mundial
Getty Images

As consequências da pandemia não vão desaparecer e o comércio tem de se adaptar a elas e há formas mais adequadas para o fazer. Este será um dos temas do CEO Retail Fórum, uma iniciativa da Accenture e do Expresso, que decorre esta quarta-feira, a partir das 17h

Há cerca de um ano, aquando da primeira edição do CEO Retail Fórum, uma iniciativa da Accenture em parceria com o Expresso e a SIC Notícias, o principal tema em cima da mesa foi, inevitavelmente, os efeitos mais imediatos da covid-19 no retalho. Ou seja, falou-se do encerramento de lojas, das quebras nas receitas, do crescimento do comércio digital e das novas exigências dos consumidores. O que não se sabia na altura é que muitos desses impactos não só se prolongariam no tempo como iriam mudar o retalho para sempre.

Na segunda edição do CEO Retail Fórum, que decorre esta quarta-feira, 30 de junho, o tema em cima da mesa será, por isso, o ‘Adaptive Retail’ (retalho adaptável), um termo internacional que “descreve a forma como os retalhistas devem encarar esta nova realidade, combinado o engenho humano e a tecnologia para a criação de valor de uma forma ágil e responsável”, explica ao Expresso o diretor sénior para a área de retalho da Accenture Portugal, Miguel Veloso.

Ou seja, neste momento, o sector do retalho e todos os seus intervenientes têm de se adaptar a uma série de mudanças. Algumas já se estavam a delinear antes da pandemia e foram aceleradas, como o comércio online e a procura por marcas e produtos mais amigos do ambiente e éticos. Outras são uma clara consequência da covid-19, como a procura e compra online de produtos que antes só se podiam comprar nas lojas físicas.

“A pandemia da covid-19 acelerou a evolução destas tendências e com isso evidenciou-se a urgência de os retalhistas olharem para o ‘Adaptive Retail’ como uma prioridade”, diz Miguel Veloso, diretor sénior para a área de retalho da Accenture Portugal.

Ora, no âmbito da estratégia ‘Adaptive Retail’, há três áreas a que os retalhistas se devem dedicar: as novas tecnologias, a inteligência artificial e as novas expectativas e exigências dos consumidores. Por exemplo, explica Miguel Veloso, o uso de inteligência artificial pode ser aplicado na melhoria dos indicadores de oferta e procura. Já a tecnologia pode ajudar a melhorar as cadeias de abastecimento que estão mais sobrecarregadas por causa do crescimento do comércio online. As duas podem ser aplicadas como forma de conhecer melhor o que o consumidor quer atualmente e, dessa forma, ter oferta à medida da procura, não só em termos de produto, como em termos de disponibilidade. Porque, hoje, além de um maior recurso ao comercio online e à procura por produtos mais amigos do ambiente, o consumidor exige produtos entregues com rapidez.

64%

é a percentagem de consumidores norte-americanos que já preferem marcas amigas do ambiente

CEO RETAIL FORUM

O que é?

É uma conferência organizada pela Accenture em parceria com o Expresso e que tem como tema o ‘Adaptive Retail’ (retalho adaptável na tradução em português), um termo que designa a necessidade de o sector ter de estar em constante adaptação face à nova realidade mundial.

Quando, onde e a que horas?

Dia 30 de junho, quarta-feira, das 17h00 às 18h00

Quem são os oradores?

  • Miguel Veloso, diretor sénior para a área de retalho da Accenture Portugal
  • Liliana Ferreira, diretora geral da Fraunhofer Portugal
  • Gonçalo Lobo Xavier, diretor geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED),
  • Vasco Portugal, CEO da Sensei
  • Manuela Vaz, vice-presidente da Accenture Portugal, responsável pelas áreas de Indústria, Transportes, Consumo, Distribuição e Retalho
  • Cara Smyth, diretora-geral para a área da sustentabilidade da Accenture a nível global

Porque é que este tema e este debate são centrais?

A pandemia veio trazer alterações definitivas à forma como as pessoas consomem e o sector do retalho tem de saber como se adaptar a essas alterações e a outras que ainda estão para vir quando a pandemia acalmar.

Como posso ver?

Simples, clique AQUI

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas