A farmacêutica norte-americana Pfizer, que anunciou esta segunda-feira os resultados preliminares da vacina para a covid-19, desenvolvida em parceria com a BioNTech, prepara-se para voltar a distinguir três dos melhores projetos de investigação na área da saúde e do bem-estar desenvolvidos em Portugal. A cerimónia de entrega dos Prémios Pfizer acontece esta quarta-feira, 11, a partir das 18h, e pode ser vista em direto na página de Facebook do Expresso (clique AQUI para conhecer o programa e acompanhar o evento). No total, serão €50 mil distribuídos aos vencedores.
A iniciativa promovida em parceria com a Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCML) desde 1956 contará, este ano, com uma palestra dedicada ao tema “Inovação, Inteligência Artificial e a Saúde do Futuro” conduzida por Arlindo Oliveira, professor do Instituto Superior Técnico. A entrega dos galardões da 64ª edição terá ainda com a presença de Luís Graça, presidente da SCML, e de Paulo Teixeira, diretor-geral da Pfizer Portugal. Serão em duas áreas os projetos distinguidos – Investigação Clínica e Investigação Básica.
Ao longo das últimas seis décadas, a farmacêutica norte-americana reconheceu mais de 700 investigadores em Portugal - entre os quais os reputados João Lobo Antunes (1960 e 1969), Alexandre Castro Caldas (1974, 1976 e 1999) ou Mónica Bettencourt Dias (2007 e 2012) - e foi responsável pelo financiamento de 214 projetos, com um investimento perto dos €1,8 milhões. Em 2019, Guadalupe Cabral, do Centro de Estudos de Doenças Crónicas da Universidade Nova de Lisboa, e João Peça, da Universidade de Coimbra, foram premiados com investigações relacionadas com o cancro da mama e autismo, respetivamente.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt