A sessão de atribuição dos prémios decorre hoje entre as 17h e as 20h no salão nobre do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, e conta com a presença, entre outros, do ministro da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Luís Capoula Santos e dos administradores do Intermarché, Miguel Alves e Vasco Simões.
Vencedores
Vivid Foods
Carne
Produtores de 32% do leite nacional, a empresa dos Açores quer agora tornar-se também conhecida pela qualidade da carne que produz. Para isso, contribui a parceria com a Unicol, que coloca todas as semanas dez toneladas de carne da Ilha Terceira em Portugal continental. Um lote que se destaca pelo foco na sustentabilidade e longevidade.
Pom Portugal
Frutas
É a romã alentejana que dá forma a esta empresa formada por três amigos de longa data. Com recurso à água do Alqueva, que marca um antes e um depois na indústria local, aproveitaram o seu acesso a terra e rapidamente chegaram aos 50 hectares. Produzem 55 a 60 toneladas. Esperam, daqui a três/quatro anos, ultrapassar as 400.
Bonjardim
Vinho
Da Holanda para Portugal, com passagem pela exótica Tasmânia, coube a um casal dar nova vida à Quinta Albergue Bonjardim na Sertã, numa história com 20 anos. Queriam produzir vinho, de acordo com práticas biológicas e técnicas retiradas dos livros. As ervas são pensadas ao detalhe, para que cada atraia um determinado tipo de inseto que as ajuda a manter sãs e as uvas fermentadas com leveduras selvagens em lagares de granito. São produzidas apenas cerca de 15 mil garrafas.
Granja dos Moinhos
Queijo
É no Cartaxo que o primeiro (e único) queijo de vaca chèvre com bolores é produzido em Portugal, desde os anos 80. Trata-se de um produto feito com recurso a carvão vegetal e outros ingredientes raramente utilizados para estes fins. Tem 200 cabras que chegam a produzir 400 litros de leite, o que equivale a 100 queijos por dia.
Receitarium, Lda
Produtos da pesca
É a partir de Peniche que esta empresa de congelados decidiu inovar com um produto que pode parecer estranho à primeira vista: almôndegas de cavala. Tudo começou como resposta a um pedido de um cliente da restauração que procurava uma alternativa ao bacalhau. Com uma lógica de produção planeada a pensar na lula e pota recheadas têm facilidade de adaptação. Assim surgiu o produto.
Quinta dos Fumeiros
Enchidos
Com o consumo de produtos de porco em queda em virtude de preocupaçãos com a saúde, a resposta recaiu no perú. É base para alguns enchidos de aves, como o presunto aqui premiado, que tem chamado a atenção internacional e é o grande impulsionador do crescimento fora de portas.
Menções Honrosas
Conserveiros Reunidos
Produtos da pesca e preparados
Marca histórica, e líder, no mercado do atum em Portugal, a Bom Petisco não descansa sobre os louros. Por isso, lançou recentemente uma nova linha de sabores capaz de acrescentar nova dimensão ao atum e que se juntam à linha clássica de óleo, azeite e natural. A saber: pimenta da terra e ervas finas, azeite virgem extra e óregãos e cinco pimentas.
Quinta dos Fumeiros
Enchidos
Não só de perú se faz a vida desta empresa nortenha. Antes pelo contrário. Hoje têm 15 variedades de enchidos, com enfoque claro no porco bísaro, uma espécie autócne do norte do país. O seu “ferrari” é o lombo cachaço fumado.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: toliveira@impresa.pt