Quer ter uma horta? Há uma 'app' que lhe diz como

É possível aprender a cultivar no telemóvel. A 'app' Plantit é portuguesa e promete fazer do maior dos citadinos um agricultor de varanda. Tudo biológico
É possível aprender a cultivar no telemóvel. A 'app' Plantit é portuguesa e promete fazer do maior dos citadinos um agricultor de varanda. Tudo biológico
Rubina Freitas
Alho francês, rúcula, coentros, salsa, morangos e uma panóplia de outras variedade de hortícolas e aromáticas. Se está a pensar que isto é a lista de compras para o fim-de-semana, pense duas vezes. Poderá ser uma amostra de coisas que pode cultivar em casa com a ajuda de uma aplicação portuguesa gratuita, disponível para os sistemas operativos iOS e Android, lançada pela Plantit.
Cultivar com a ajuda do telefone? Sim, não é novidade nenhuma, já que também nesta área há um conjunto de ferramentas tecnológicas que ajudam. Mas a 'app' Plantit vai mais além e quer provar que qualquer um pode ser agricultor de varanda com a supervisão e dicas certas.
Tendo por base o método da agricultura biológica, esta aplicação ensina quando, como e onde semear, plantar, colher e regar cerca de 28 variedades de cultivos. A informação disponível está exposta de forma simples para fácil compreensão a qualquer agricultor urbano, com ou sem experiência, tais como a exposição solar adequada, o tipo de solo, a estação do ano, como colher e em que pratos utilizar os produtos.
Nesta aplicação, a Plantit, que foi fundada por Susana Caseiro, uma jovem empreendedora licenciada em engenharia Biológica pela Universidade do Minho, ensina ainda alguns truques para proceder à preparação de biofertilizantes, bem como métodos simples para controlo de pragas. A empresa prevê, num futuro próximo, aumentar a informação disponível referente a novas variedades e funcionalidades que promovam a interação com o utilizador.
A 'app' veio assinalar o sexto aniversário da empresa pioneiras a difundir as práticas biológicas em Portugal, tendo desenvolvido uma solução– Kit Plantit – que permite a instalação rápida de uma horta ergonómica na varanda. Apresenta ainda outras soluções standards para pátios e jardins.
Atualmente, a empresa tem direcionado e especializado os seus serviços para a instalação e manutenção de hortas à medida do cliente. A Plantit procura também diferenciar-se no mercado e desenvolver soluções que facilitam a integração de uma horta em diversos ambientes como familiar, escolar, institucional e empresarial. Entre os projetos desenvolvidos está o 'Reinventei o Jardim da minha escola”, para instituições do ensino básico e jardins-de-infância do distrito de Braga. Esta iniciativa consiste em reutilizar embalagens e transformá-las em vasos, através das artes plásticas. Depois, os alunos plantam legumes aromáticos e medicinais ou mini frutas, como morangueiros.
Até 26 de julho de 2016, acompanhe de segunda a sexta um caso nacional de inovação agrícola, com o apoio do Prémio Produção Nacional, um projeto do Expresso e do Intermarché
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt