Nova Agricultura

Portugueses descobrem doença de plantas na Europa

As Canna Indica são das preferidas pelos horticultores devido ao fácil cultivo
As Canna Indica são das preferidas pelos horticultores devido ao fácil cultivo
Matthew Lloyd/Getty Images

Investigadores descobrem - pela primeira vez em território europeu - fungo que causa doenças em plantas ornamentais e lançam alerta para a disseminação. É o primeiro de 30 artigos que publicamos como parte da edição 2016 do Prémio de Produção Nacional, um projeto de promoção da agricultura em Portugal, apoiado por Expresso e Intermarché

Rubina Freitas

É uma investigação que fala português mas com importância para toda a Europa. Uma equipa que envolve investigadores, docentes e também estagiários do Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF), do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e da Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza da Madeira, revela, pela primeira vez, a presença do fungo Puccinia thaliae na Europa e faz soar campainhas.

O estudo foi publicado no fascículo de junho de 2016 da revista "Plant Disease", uma das mais importantes da especialidade. Esta investigação alerta para o perigo da disseminação desta doença na Europa, continente onde, até agora, não havia sido assinalada, mas também no norte de África. Apesar de o fungo não ter sido detetado em Portugal continental, os investigadores recomendam atenção.

Este fungo foi identificado em 2015 na ilha de São Miguel e na ilha da Madeira causando ferrugem em plantas de Canna Indica, avançou o ISA, em comunicado. "Nos Açores, a incidência da doença foi elevada, com a maioria das plantas que exibem sintomas da doença, e a severidade foi maior parte alta, com a superfície de muitas folhas em cada planta coberta com massas de esporos", lê-se no estudo. "Na Madeira, a incidência foi baixa, com apenas algumas plantas que apresentam sintomas, mas a gravidade foi moderada, com algumas folhas por planta exibindo cobertura parcial ou quase total em pústulas", precisa.

A Canna Indica, bem como outras espécies e híbridos do mesmo género, são plantas ornamentais provenientes de regiões tropicais e subtropicais da América, com várias espécies naturalizadas em outras partes do mundo, incluindo as regiões de clima temperado. São bastante populares por tudo o mundo e normalmente não apresentam importantes problemas fitossanitários, o que faz com que sejam uma das preferidas pelos horticultores devido ao fácil cultivo.

A partir de hoje, e até 26 de julho de 2016, acompanhe de segunda a sexta um caso nacional de inovação agrícola, com o apoio do Prémio Produção Nacional, um projeto do Expresso e do Intermarché

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate