Lexus ES 300h Executive +
Primeiro ES a ser lançado na Europa Ocidental e Central
Primeiro ES a ser lançado na Europa Ocidental e Central
O primeiro ES foi lançado em 1989, ao mesmo tempo que o sedan topo de gama LS. Depois de seis gerações de sucesso no segmento dos sedans de tamanho médio, chega a sétima geração. É o primeiro ES a ser lançado na Europa Ocidental e Central. Foi construído sobre a nova plataforma Arquitetura Global-K (GA-K), dando à Lexus a oportunidade de explorar novos territórios no design dos sedans de luxo de média dimensão.
O carro é mais longo (+65 mm), mais baixo (-5 mm) e mais largo (+45 mm) do que o seu antecessor. A maior distância entre-eixos (+50 mm) permitiu que as rodas fossem empurradas para mais perto das extremidades do veículo, com vias mais largas à frente a atrás (+10 e +37 mm, respetivamente). Hoje o ES é o sedan mais popular da Lexus, totalizando mais de 2,3 milhões de vendas a nível global.
A plataforma de arquitetura-global K (GA-K) serve de base a um modelo que, no caso da Europa Ocidental e Central, é impulsionado por um novo sistema Self-charging Hybrid. Noutros mercados, o ES estará também disponível com diferentes opções de motores a gasolina, como o ES 200, ES 250 e ES 350.
Na secção dianteira o ES está diferente, com variações de acordo com o nível de equipamento. As versões de base dispõem de barras que partem do centro da grelha fusiforme, enquanto os F SPORT – que passam a existir pela primeira vez na gama ES - adotam um padrão negro cruzado de formas em 'L' interligadas que se vão unir a secções recortadas nos cantos dianteiros do veículo. As versões F SPORT acrescentam um spoiler traseiro sobre a tampa da bagageira, logótipos próprios. Estão disponíveis três modelos diferentes de jantes de liga leve de 17 e 18 polegadas para os ES de base, enquanto os F SPORT montam jantes de 19 polegadas com aparência semelhante às do coupé Lexus LC.
Posto de comando
Ao desenhar o interior do ES, o ponto de partida foi o estudo conceptual Lexus Future Interior, que combina um cockpit centrado no condutor com uma área espaçosa e confortável para o passageiro da frente. O foco do condutor é mantido na estrada que tem por diante, através da colocação do ecrã central, do quadro de instrumentos e do head-up display num agrupamento compacto dentro de seu campo de visão. A Lexus chama este conceito de "Posto de Comando".
A Lexus concentrou esforços em três áreas: contramedidas para lidar com o ruído e a vibração na sua origem; isolamento acústico para evitar a intrusão de ruído no habitáculo; e absorção sonora, fazendo uso extensivo de materiais especiais para absorver ruídos indesejados.
O novo ES 300h está equipado com a nova quarta geração do sistema Self-charging Lexus Hybrid Drive. O motor é um quatro cilindros a gasolina (ciclo Atkinson) de 2,5 litros acoplado a um motor elétrico mais leve, mais compacto e com densidade energética mais elevada. A potência total do sistema é de 218 cv/160 kW e o consumo de combustível, de acordo com a marca, em ciclo combinado é de 5,3 l/100km (WLTP).
O ES F SPORT está equipado com uma Suspensão Variável Adaptativa. A direção passa a ter uma resposta mais direta graças ao novo sistema de Direção Assistida Elétrica (EPS) na cremalheira. Ao contrário do ES anterior, em que o motor de assistência se encontrava montado na coluna de direção, nesta nova configuração o motor de assistência encontra-se diretamente montado na cremalheira da direção.
Lexus ES 300h Executive + - €70.500
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt