Geração E

Quase 80% dos jovens portugueses quer votar nas Europeias: é o segundo valor mais alto entre os países da União

Quase 80% dos jovens portugueses quer votar nas Europeias: é o segundo valor mais alto entre os países da União
Omar Marques/SOPA Images

Após um recorde de abstenção nas eleições europeias em 2019, Portugal pode assistir a uma inversão na participação jovem, aponta o Eurobarómetro

Os jovens portugueses destacam-se entre os 27 Estados-membros nas intenções de voto nas Eleições Europeias, a 9 de junho. Quase 80% dos cidadãos da faixa etária entre os 18 e 30 anos quer ir votar para decidir os 21 eurodeputados portugueses que se vão sentar no Parlamento Europeu. Apenas 5% dos inquiridos para o Eurobarómetro sobre a juventude e democracia admitiram não ir votar.

Esta intenção de voto jovem destaca-se, em comparação com a média de 57% dos eleitores portugueses que disse ser provável votar nas eleições europeias no Eurobarómetro publicado em abril. Em 2019, ano em que a abstenção foi de quase 70%, a intenção de voto registada também era inferior à atual, com apenas 46% dos jovens entre os 15 e os 39 anos a afirmar que ponderava ir votar.

Nas últimas eleições europeias, em 2019, Portugal registou a pior taxa de abstenção desde que integra a União Europeia, apenas um terço do país se deslocou às urnas. Uma situação em contraciclo com a participação registada na Europa, mais elevada, em torno dos 50,6%.

Os jovens europeus foram a geração que impulsionou a participação mais elevada em 25 anos nas eleições europeias. Em Portugal, não sucedeu o mesmo, com uma participação inferior aos 10% na faixa entre os 18 e 24 anos, a pior taxa nos então 28 Estados-membros. A afluência às urnas entre os mais novos em 2019, também foi inferior à registada em 2014, quando se deslocaram 19% dos eleitores até aos 24 anos.

Em contagem decrescente para as eleições europeias, que se realizam em menos de um mês, 47% dos jovens portugueses, agora inquiridos, afirma que tomou medidas para alterar a sociedade, quer fosse a participação numa manifestação, assinar uma petição ou enviar uma carta a um político. A maioria (69%) considera que a União Europeia impacta a sua vida quotidiana.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate