Viagens e livros

Um mundo ou um livro? Uma página ou uma experiência? Uma viagem ou uma aprendizagem? Uma casa ou uma prisão?
16 anos, Santarém
Um mundo ou um livro? Uma página ou uma experiência? Uma viagem ou uma aprendizagem? Uma casa ou uma prisão?
Quando não saímos de casa, estamos aprisionados à primeira página de um imenso livro que é o mundo; quando saímos, deparamo-nos com um enorme leque de oportunidades e experiências a que só temos acesso quando saímos à rua.
As viagens são um ótimo exemplo disso, podemos até dizer que as viagens são um lago de aprendizagens em que mergulhamos para obter conhecimento.
As viagens possibilitam às pessoas “um adquirir de conhecimento” que não se obtém em mais lado nenhum. Por exemplo, uma viagem a um país longínquo, onde tudo é diferente do que para nós é comum, permite conhecer uma realidade diferente, uma página do livro que ainda não tínhamos alcançado.
A cultura de um país, por ser distinta da cultura do nosso, pode-nos ensinar coisas que não aprenderíamos se não saíssemos do nosso país (a casa metafórica, neste caso) não só em termos físicos como de pessoas, hábitos e gastronomias diferentes.
Pode ensinar-nos também a lidar com o desconhecido e isso, por si só, é muito mais enriquecedor do que qualquer outra aprendizagem.
Em suma, uma viagem ensina-nos a saber lidar com essa disparidade de realidades, causada apenas pela distância entre duas páginas de um livro!
Nota: Texto escrito no âmbito da realização de um teste de Português, Prof. Ricardo Pratas, 10.º B, Escola Secundária Dr. Ginestal Machado
Queremos saber o que andas a pensar e/ou a ler! Envia-nos o teu texto de opinião ou a sinopse de um livro (até 1000 caracteres com espaços) para expressinho@estrelaseouricos.pt. Não te esqueças de enviar uma foto tua!
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt