Prepara-te para o melhor ano de sempre (sem telemóveis!)

O que muda este ano nas escolas portuguesas e porque é que estar sem telemóvel pode ser uma vantagem? Guarda esta dose de boas notícias e diverte-te bem longe dos ecrãs!
O que muda este ano nas escolas portuguesas e porque é que estar sem telemóvel pode ser uma vantagem? Guarda esta dose de boas notícias e diverte-te bem longe dos ecrãs!
Editora Expressinho
Sabias que este ano os alunos do 1.º ao 6.º ano deixam de poder usar telemóveis? Para os alunos do 7.º ao 9.º ano, só é permitido para fins pedagógicos e sempre com supervisão.
Além disso, os alunos do 2.º e 6.º ano vão ter manuais escolares novos e cada escola pode escolher entre ter 3 períodos ou 2 semestres para organizar o ano letivo. Como é na tua escola? Conta-nos!
Se pensares que isto já foi testado noutras escolas no nosso país e os resultados foram surpreendentes, imagina o que aconteceria na tua escola?
Na Escola Básica de Cinfães, por exemplo, os professores e diretores notaram largas melhorias! Depois das novas regras contam que há:
Na EB 2, 3 de Matosinhos, notou-se menos bullying e indisciplina. E os intervalos tornaram-se mais animados e seguros para todos! Tânia Martins, diretora da escola, disse até que a experiência "Permitiu que se relacionassem mais uns com os outros e que comunicação melhorasse".
Portugal, como bem sabes, é uma gota de água no Oceano.
O que é que isso quer dizer? Um estudo da UNESCO veio mostrar que retirar os telemóveis das escolas melhora os resultados da aprendizagem, sobretudo para quem tem mais dificuldades.
Em 2025, já existem restrições ao uso do telemóvel em mais de 79 sistemas educativos em todo o mundo.
Queremos saber o que andas o que pensas sobre isto ou o que estás a ler, ou a ver na TV (e porque é que outras pessoas deviam pensar sobre isso ou ver, ler e ouvir essas sugestões)! Envia-nos o teu texto de opinião ou a sinopse de um livro (até 1000 caracteres com espaços) para expressinho@estrelaseouricos.pt. Não te esqueças de enviar uma foto tua!
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: expressinho@estrelaseouricos.pt