Expressinho

Vai mesmo existir um “caçador” de planetas no Sistema Solar?

Vai mesmo existir um “caçador” de planetas no Sistema Solar?

Quantos planetas do tamanho da Terra achas que existem no Sistema Solar? A partir de 2027, um novo telescópio espacial vai ter esta missão de “caçar” planetas. Não é fantástico?

Vai mesmo existir um “caçador” de planetas no Sistema Solar?

Joana Soares

Editora Expressinho

O que é e onde está o PLATO?

O novo ajudante da Agência Espacial Europeia (ESA) chama-se PLATO (que significa Trânsitos Planetários e Oscilações das Estrelas).

Vai ser transportado da Alemanha para os Países Baixos, onde os cientistas vão equipá-lo com painéis solares e fazer testes em câmaras gigantes que imitam o verdadeiro espaço (com frio extremo e sem ar!).

Tem 26 “olhos” para espreitar as estrelas

Credit: ESA/G. Porter

Este telescópio é mesmo especial porque tem 26 câmaras, como se fossem 26 olhos prontos a observar o céu ao mesmo tempo. O seu objetivo é olhar para cerca de 250 mil estrelas e procurar exoplanetas – planetas que giram à volta de outras estrelas e podem ter vida.

É como um verdadeiro detetive do cosmos, vasculhando o céu em busca de respostas incríveis!

Que testes enfrenta o PLATO antes da missão espacial?

Para garantir que tudo funciona, o PLATO vai ser submetido a muitos testes e em condições extremas só para ver se aguenta mesmo as condições do espaço!

Por exemplo:

  • Testes de vibração: Que sacodem o PLATO para simular tremor e solavancos - e garantir que não se parte, nem solta nenhuma peça.
  • Testes em câmara de vácuo térmico: O satélite é colocado numa câmara gigante onde não há ar (vácuo) e onde a temperatura fica mais baixa que na Antártida!
  • Testes de calor e frio extremos: Também é exposto a temperaturas muito altas e muito baixas para garantir que aguenta as mudanças bruscas que vai encontrar no espaço.
  • Testes de compatibilidade eletromagnética: Parece um palavrão, mas é para saber se todos os sistemas eletrónicos funcionam sem interferências.
  • Testes de integração e funcionamento dos instrumentos: Todas as 26 câmaras, painéis solares e sistemas eletrónicos são verificados em conjunto para garantir que comunicam e trabalham em equipa.
  • Testes de simulação da missão: Para ter a certeza que consegue ligar, recolher dados e comunicar com a Terra - durante a viagem e no trabalho em órbita.

Quando e como vai partir para a sua grande aventura?

Depois de todos os testes, o PLATO será lançado (em princípio) no final de 2026 a bordo do foguetão Ariane 6, desde a floresta da Guiana Francesa, na América do Sul. E estima-se que comece a sua missão em 2027.

A viagem será rápida e cheia de emoção. Quem sabe se vamos encontrar mundos tão espetaculares quanto o nosso!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: expressinho@estrelaseouricos.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate