Expressinho

Sabes porque é que o salmão é um peixe gordo?

Sabes porque é que o salmão é um peixe gordo?

Pista: não é porque come muito! O salmão é um peixe poderoso, cheio de vitaminas e de ómega 3. Para cresceres forte e saudável, é importante comeres peixes gordos duas a três vezes por semana.

Conteúdo Patrocinado

O salmão é um peixe muito especial, que vive tanto no mar como nos rios. Sim, leste bem! Esta espécie nasce nos rios, depois nada até ao oceano para crescer e, mais tarde, volta ao rio onde nasceu para pôr os seus ovos… E consegue lembrar-se do caminho, mesmo depois de tantos anos! Um superpoder, que os outros peixes não têm.

De onde vem este peixe?

A origem do salmão está intimamente ligada às águas frias, como as do norte da Europa, da América do Norte e da Ásia, bem como ao ciclo de vida que envolve a migração entre o rio e o mar. O seu nome vem da família “Salmonidae”, que também inclui as trutas, típicas das águas frias do norte da Eurásia e da América.

Normalmente, atinge cerca de 70 centímetros de comprimento e até oito quilos de peso, quando adulto.

3 Coisas que tens mesmo de saber sobre o salmão

1. Designado como um “peixe ósseo”, tem um corpo delgado e bastante hidrodinâmico que lhe permite fazer aqueles seus saltos famosos cascatas acima…

2. O salmão é basicamente um peixe branco e o seu pigmento avermelhado é proveniente das algas e dos organismos unicelulares ricos em astaxantina, que são ingeridos pelos camarões do mar. Este é um dos petiscos favoritos do salmão que, ao comê-los, acumula o pigmento nos seus tecidos adiposos e musculares.

3. Em algumas culturas, o salmão é símbolo de sabedoria e força, devido aos quilómetros e quilómetros que consegue nadar para chegar aos seus locais de reprodução.

Este símbolo de força avermelhado não só é delicioso como saudável e, por isso, benefícios não faltam para adicionares o salmão ao menu de tua casa:

Saúde Cardiovascular – o salmão é rico em ácidos gordos ómega 3, uma gordura saudável importante na prevenção de algumas doenças cardiovasculares e processos inflamatórios.

Ação Antioxidante – o salmão contém astaxantina, um catotenóide que contribui para a cor avermelhada do salmão. Pela sua ação antioxidante pode ajudar a proteger o teu corpo contra danos causados pelos radicais livres.

O salmão é rico em vitaminas B12 e B6, que contribuem para o normal funcionamento do sistema nervoso e imunitário, para redução do cansaço e da fadiga e para a normal função psicológica.

O salmão é rico em Vitamina D, ajudando na manutenção de ossos e dentes saudáveis, no normal funcionamento do sistema imunitário e ainda para na absorção de cálcio.

Sabias que o salmão é uma proteína de alto valor biológico? Isso quer dizer que é fonte de todos aminoácidos essenciais ao teu corpo.

Diz lá se, depois de leres este texto não passas a olhar para o salmão com mais respeito e carinho?! Sabíamos que ias gostar de saber isto tudo. E se está na hora do almoço ou do jantar, sugerimos-te uma dose de salmão como refeição. Seja cozido, grelhado, assado no forno ou mesmo em cru, em peças de sushi ou num Poke Bowl, só te vai fazer bem. E é só isso que queremos para ti.



Este artigo foi validado pela equipa de nutricionistas do Continente.

Descobre AQUI tudo sobre a Escola Missão Continente!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate